Como destinar parte do imposto de renda para entidades 2019?
Como destinar parte do imposto de renda para entidades 2019?
A legislação permite que até 6% do chamado "imposto devido" seja convertido em doação no momento da entrega da declaração, desde que você tenha optado pelo modelo completo de tributação. O valor pode ser direcionado a fundos federais, estaduais ou municipais.
Como doar para o Fundo do Idoso?
Lembre-se de que você pode doar para o FMID utilizando-se do incentivo autorizado pela Lei Federal nº 22.213, de 20 de janeiro de 2010, que permite deduzir a sua doação do Imposto de Renda devido, sendo você pessoa física ou jurídica, respeitados os limites legais.
Quais são as doações do imposto de renda?
Quem estiver obrigado a declarar e não a fizer fica sujeito à multa mínima de R$ 165,74, podendo ser de até 20% sobre o imposto devido. Veja as doações que são dedutíveis do Imposto de Renda: As doações precisam ser feitas a fundos controlados pelos conselhos municipais, estaduais, distritais ou nacional dos direitos da criança e do adolescente.
Como efetuar a doação do imposto de renda 2020?
Mas é importante lembrar que para essa doação ter a possibilidade de ser deduzida no seu imposto de renda 2020, você precisa ter efetuado a doação até o dia 31 de Dezembro de 2019 Dica Extra do Jornal Contábil: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda.
Como declarar a doação em 2017?
A doação deverá ser declarada em 2019. Quem fez essa opção ainda em 2017, deverá declarar os valores doados em “Doações Efetuadas”. Para isso, é preciso selecionar o código “40 - Doações em 2017 - Estatuto da Criança e do Adolescente” e preencher o CNPJ de acordo com o fundo beneficiado (o número deve constar do boleto que foi pago).
Como efetuar a doação?
Na hora de efetuar a doação fique atento para que no comprovante conste CPF ou CNPJ do doador, CNPJ e nome da instituição escolhida, data da doação e valor. Se você seguiu todas as nossas dicas até aqui, lançar suas doações vai ser um processo bem simples: