O que faz a drenagem linfática?
O que faz a drenagem linfática?
Como é feita a drenagem linfática? As manobras da drenagem linfática são realizadas de maneira leve (atuando nos tecidos superficiais da pele), rítmica e repetitiva. Sua ação ocorre apenas no líquido dos tecidos superficiais do corpo, mantendo uma pressão de 30 a 40 mmHg durante a execução das manobras.
Quais os efeitos fisiológicos da drenagem linfática?
Os efeitos da drenagem linfática manual são: aumento da velocidade da linfa transportada, aumento da oxigenação e nutrição das células, aumento da diurese, produção de resposta imune específica e desintoxicação dos tecidos1.
Como fazer a drenagem linfática?
A massagem pode ajudar a controlar o estresse, inchaço e até aliviar os sintomas do cansaço. São muitos os benefícios da drenagem linfática. Aprenda a fazer ... A massagem pode ajudar a controlar o estresse, inchaço e até aliviar os sintomas do cansaço. São muitos os benefícios da drenagem linfática.
Por que a drenagem linfática é contraindicada?
É importante saber que essa técnica é contraindicada para pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática. A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células e dos resíduos metabólicos.
Como funciona o sistema linfático?
O sistema linfático compõe-se de uma rede de vasos que leva para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos (linfa). O processo de chegada dos fluidos aos tecidos é mais intenso que o da saída.
Por que a drenagem linfática pode causar dor e eritema?
Assim, a drenagem linfática jamais deve produzir dor e eritema, pois este segundo é decorrente do aumento do aporte sanguíneo local. Pressões excessivas são capazes de lesar os capilares linfáticos, que são muito frágeis.