Como fazer drenagem em obra?

Como fazer drenagem em obra?
Para realizar uma drenagem de terreno eficaz, é preciso efetuar um estudo completo da topografia do terreno, que envolve: Delimitar a região afetada. Descobrir a origem da água em excesso....A drenagem do solo pode ser feita de diversas formas, as mais comuns são:
- Canais.
- Tubos.
- Valas.
- Fossos.
- Túneis.
O que é drenagem em obra?
Drenagem é a ação que tem por objetivo escoar a água que está acumulada em um terreno, deixando-o seco para receber uma construção. ... A drenagem é realizada através de canais que, ligados entre si, formam a rede de drenagem.
Como é feita a drenagem de terreno?
Quando é feita a drenagem de terreno, esse sistema também é aplicado em casas: com uma distribuição estratégica de calhas e sistemas que captam e ajudam a chuva a escoar, ela é direcionada em sentido à rua, e então segue seu curso natural. A drenagem de terreno pode ser feita também nos muros de contenção para evitar deslizamentos de terra.
Por que deve ser realizado o projeto de drenagem?
No último caso, o projeto de drenagem deve ser realizado em conformação e em conjunto com os responsáveis pelo projeto viário. Por essa razão é importante confiar as obras a uma empresa séria e com tradição no mercado, para evitar consequências futuras que afetem toda a população.
Por que a falta de drenagem pode prejudicar a obra?
Além das modificações geológicas, a falta de drenagem pode gerar uma umidade excessiva e infiltrações na casa, edifício ou qualquer tipo de construção que for erguida no local. Essa situação pode não apenas dificultar como, em alguns casos, completamente inviabilizar a obra, portanto é necessário investir em um projeto de drenagem adequado.
Qual a drenagem na engenharia?
A drenagem na engenharia também é guiada por esses padrões. A drenagem é o termo empregado na designação das instalações destinadas a escoarem o excesso de água, ou seja, evita que aconteça casos de alagamentos, como na Figura 1, ou deslizamentos de terra, Figura 2. Há dois tipos indicados para o serviço de drenagem, a superficial e a profunda.