O que é o TGO é TGP?
O que é o TGO é TGP?
TGO e TGP são enzimas produzidas, em sua maioria, no fígado. Quando seus valores estão desregulados, potencialmente diversas doenças podem estar em curso, portanto a avaliação médica e complementação diagnóstica são importantíssimas.
O que é TGO no exame de sangue?
O exame do aspartato aminotransferase ou transaminase oxalacética (AST ou TGO), é um exame de sangue solicitado para investigar lesões que comprometem o funcionamento normal do fígado, como hepatite ou cirrose, por exemplo.
O que pode ser TGP baixo?
A diminuição de TGO e TGP podem ser causadas por: Azotemia (dificuldade do rim em excretar substâncias como ureia e creatinina), Diálise renal crônica (tratamento para pacientes com insuficiência renal), Infecção do trato urinário e.
Qual a utilidade dos exames de TGO e TGP?
Os exames de TGO e TGP têm como utilidade o diagnóstico de doenças do sistema hepatobiliar (fígado e vesícula biliar), além de colaborar com a identificação de doenças do pâncreas, infarto de miocárdio e doenças musculares, como as miopatias e exercício físico intenso. Sempre que uma célula que contenha TGO ou TGP sofre uma lesão, essas enzimas ...
Como você pode fazer o exame de TGO?
Tenha em mente que se você for fazer o exame de TGO não pode ter feito eletroneuromiografia nos últimos três dias antes da coleta do material biológico, e nos últimos 5 dias antes da coleta não deve ter feito biópsia muscular ou hepática. E se for fazer o TGP é importante não ter realizado biópsia hepática nos últimos 5 dias.
Qual é a diferença entre o TG e o TGP?
O TGO é conhecido como transaminase oxalacética ou AST (aspartato aminotransferase) e o TGP é conhecido como transaminase pirúvica ou ALT (alanina aminotransferase). Ambos são transaminases, ou seja, enzimas que podem ser dosadas no sangue e refletem o status de funcionamento do fígado.
Quais são as alterações nos níveis de TGO e TGP?
As alterações nos níveis de TGO e TGP são normalmente indicativas de lesões no fígado, o que pode acontecer devido à hepatite, cirrose ou presença de gordura no fígado, sendo consideradas essas possibilidades quando são verificados valores muito superiores de TGO e TGP.