Como é feito o exame de rotina de urina?
Índice
Como é feito o exame de rotina de urina?
Para a realização desse exame faz se necessário colher 2 amostras de urina com intervalo de 2 horas (sendo o ideal a primeira e a segunda urina do dia). Após levantar-se fazer a coleta em um coletor convencional de tampa rosqueável, não se faz necessária higienização nem se pode desprezar o primeiro jato de urina.
Como colher rotina de urina?
Colher de preferência a primeira urina da manhã. Abrir o frasco somente na hora da coleta para evitar a contaminação. Realizar higiene das áreas genitais com água e sabão, para evitar contaminação, fazer a secagem destas áreas. Desprezar o primeiro jato de urina, colhendo-se o jato médio em diante.
O que significa EAS no exame de urina?
O EAS é o exame de urina mais simples. Serve para avaliar aspectos físicos (por exemplo cor e pH), químicos (por exemplo presença de proteínas e corpos cetônicos) e a presença de elementos que normalmente não fazem parte da excreção urinária, como bactérias, cristais, muco, hemoglobina, células epiteliais, etc.
Quais são os critérios de avaliação médica de rotina?
Os principais critérios são: Avaliação médica de rotina: rastreio anual geral, avaliação antes da cirurgia (avaliação pré-operatória), triagem de doença renal, diabetes mellitus, hipertensão arterial (pressão alta), doença hepática etc.
Quais são as doenças do trato urinário?
Nitrito: infecção bacteriana nos rins ou do trato urinário. Leucócitos (glóbulos brancos): doença do trato urinário e inflamação renal. O exame microscópico do sedimento urinário pode revelar a presença de células, cristais minerais e agentes patogênicos, como bactérias ou fungos.
Qual a doença do trato urinário e inflamação renal?
Leucócitos (glóbulos brancos): doença do trato urinário e inflamação renal. O exame microscópico do sedimento urinário pode revelar a presença de células, cristais minerais e agentes patogênicos, como bactérias ou fungos. Leucócitos (glóbulos brancos): indica doença do trato urinário e inflamação renal.
Quais são os sintomas do sedimento urinário?
O exame microscópico do sedimento urinário pode revelar a presença de células, cristais minerais e agentes patogênicos, como bactérias ou fungos. Leucócitos (glóbulos brancos): indica doença do trato urinário e inflamação renal. Hemácias (glóbulos vermelhos): infecções, pedras nos rins e doenças renais graves.