O que avaliar na puérpera?
Índice
- O que avaliar na puérpera?
- Como é realizado o seu cuidado na admissão da puérpera?
- Quais devem ser os cuidados de enfermagem dispensados a puérpera?
- Em que momento deve ser realizada a consulta puerperal?
- O que é consulta de enfermagem a puérpera?
- Como a parturiente pode evitar a infecção puerperal?
- Quais são as orientações para alta de uma puérpera?
- Quais os cuidados de enfermagem no puerpério imediato até a alta da puérpera?
- Qual o papel do técnico de enfermagem no puerpério?

O que avaliar na puérpera?
Avaliar sinais vitais, avaliar mamas e mamilos, examinar abdome (contração uterina, dor a palpação, aspecto da ferida operatória), exame do períneo e genitais externos (verificar características de lóquios, condições de cicatrizes ou lacerações).
Como é realizado o seu cuidado na admissão da puérpera?
Fazer uso de sutiã firme e bem ajustado. Deve-se também tomar banho de sol diariamente. Após o parto, o útero continua a se contrair, o que evita o sangramento excessivo.
Quais devem ser os cuidados de enfermagem dispensados a puérpera?
Os profissionais devem acolher a puérpera, o RN e seus familiares, além de identificar sintomas que configurem distorções na adaptação “normal” característica do puerpério. Revisar relatórios do pré-natal e intraparto. Avaliar nível de conforto. Avaliar os padrões de sono e repouso.
Em que momento deve ser realizada a consulta puerperal?
Atenção à mulher e ao recém-nascido na primeira semana após o parto, com realização das ações da “Primeira Semana de Saúde Integral” e realização da consulta puerperal (entre a 30ª e 42ª semanas pós-parto).
O que é consulta de enfermagem a puérpera?
A consulta de enfermagem à puérpera Avaliar as condições maternas após a alta da unidade onde se realizou a assistência ao parto, identificando as patologias mais frequentes neste período. Controlar a evolução das patologias manifestadas durante a gestação (ex.: anemia, síndrome hipertensiva, entre outros).
Como a parturiente pode evitar a infecção puerperal?
Medidas de Prevenção de Infecção Puerperal no Pré-parto Realizar banho de aspersão (chuveiro) antes da cirurgia. Não está recomendado o uso de antisséptico.
Quais são as orientações para alta de uma puérpera?
Verificar com o pediatra se o recém-nascido receberá alta hospitalar. instituição, a data de revisão puerperal. Solicitar o maqueiro para conduzir a paciente de alta. Registrar a alta hospitalar em impressos próprios e prontuário.
Quais os cuidados de enfermagem no puerpério imediato até a alta da puérpera?
Por fim, é de suma importância destacar que os cuidados prestados às clientes no puerpério imediato inclui o cuidado com a ferida no pós- operatória, alimentação, deambulação, e orientações, estas voltadas aos cuidados que devem ser tomados com o recém-nascido, com o coto umbilical, higienização, com a amamentação, ...
Qual o papel do técnico de enfermagem no puerpério?
Durante sua realização, o profissional deve abordar os aspectos emocionais e físicos da puérpera, bem como realizar ações educativas com o objetivo de esclarecer as principais dúvidas a respeito do cuidado de si e com o recém- nascido.