O que significa alto risco cardiovascular?
Índice
- O que significa alto risco cardiovascular?
- O que é um fator de risco cardiovascular?
- Para que serve a estratificação de risco?
- Como é feita a estratificação de risco?
- Qual a base de fatores específicos de risco cardiovascular?
- Como rastrear o risco de cardiopatia?
- Qual o fator de risco de uma doença cardiovascular?

O que significa alto risco cardiovascular?
Pessoas com doença cardiovascular estabelecida, isso quer dizer que já teve enfarto, com diabetes ou doença renal, já apresentam risco cardiovascular muito elevado, e todas as medidas preventivas e de tratamento devem ser as mais rigorosas possíveis.
O que é um fator de risco cardiovascular?
Os fatores de risco cardiovascular podem ser classificados em não modificáveis, como: idade, sexo e hereditariedade e em modificáveis, como: obesidade, dislipidemias, diabetes, sedentarismo, tabagismo, hipertensão arterial, estresse e dieta inadequada6-8.
Para que serve a estratificação de risco?
A estratificação da população por riscos é um elemento fundamental no modelo de atenção às condições crônicas ao dividir uma população total em diferentes tipos de subpopulações, segundo os riscos singulares.
Como é feita a estratificação de risco?
As diretrizes da SBC e da ACC/AHA recomendam que a estratificação de risco seja feita em três etapas: 1. determinação da presença de doença aterosclerótica significativa ou de seus equivalentes; 2. utilização dos escores de predição do risco; 3. reclassificação do risco pela presença dos fatores agravantes do risco.
Qual a base de fatores específicos de risco cardiovascular?
A base conceitual de fatores específicos de risco cardiovascular passou a existir formalmente a partir da década de 1960, com a publicação inicial dos dados do estudo de Framingham. Do ponto de vista epidemiológico, fator de risco se aplica a um parâmetro que pode predizer o risco de um evento cardiovascular futuro.
Como rastrear o risco de cardiopatia?
Por isso, você precisa de dois objetivos: rastrear e estimar o risco de cardiopatia do seu paciente e, no paciente já sabidamente cardiopata, prepará-lo com sucesso para cirurgia. Esse texto se dedica ao primeiro cenário. Há três fatores que influenciam o risco cirúrgico: Por isso, a etapa 1 é esmiuçar essas informações.
Qual o fator de risco de uma doença cardiovascular?
Do ponto de vista epidemiológico, fator de risco se aplica a um parâmetro que pode predizer o risco de um evento cardiovascular futuro. A estimativa do risco de doença aterosclerótica resulta da somatória do risco associado a cada um dos fatores identificados, mais a potenciação causada pelos sinergismos entre alguns desses fatores.