O que é farinha de tremoço?
Índice
- O que é farinha de tremoço?
- Onde comprar farinha de tremoço?
- Como tirar o amargo do tremoço?
- Como tirar a casca do tremoço?
- Como usar o tremoço para diabetes?
- Qual o preço do tremoço?
- Como tomar o tremoço?
- Como comer o tremoço?
- Como consumir o tremoço?
- Faz mal comer a casca do tremoço?
- Quais os benefícios da farinha de tremoço?
- Quais são as propriedades do tremoço?
- Como fazer um hambúrguer de tremoço?
- Quais são as aplicações do tremoço?
O que é farinha de tremoço?
Farinha de tremoço: um tesouro nutricional ainda escondido. O tremoço constitui a semente contida na vagem do fruto do “tremoceiro“. A sua floração ocorre na primavera e verão. Trata-se de um dos aperitivos mais apreciados, em particular no Verão, que engloba propriedades nutricionais muito interessantes.
Onde comprar farinha de tremoço?
A farinha de tremoço pode ser encontrada à venda na grande maioria dos hipermercados e lojas dietéticas, custando cerca de 2,50-3,00€ / 300g.
Como tirar o amargo do tremoço?
Após o cozimento, deixar a pressão sair naturalmente, descartar a água e colocar de molho em temperatura ambiente por dois dias, trocando a água a cada 6 horas até que saia todo o amargo dos tremoços.
Como tirar a casca do tremoço?
Colocam-se ao lume numa panela com água sem sal e deixam-se ferver 5-7 minutos. Quando se separarem facilmente da casca, após uma incisão com a unha (ou os dentes), sabemos que estão prontos.
Como usar o tremoço para diabetes?
Aliás, quem me deu a receita - o professor Alfredo Flores - garantiu que ela mete na ordem, por uns tempos, não só o ácido úrico, como a diabetes. Então é assim: durante 20 dias seguidos e sempre em jejum bebe-se um chá que é feito da seguinte maneira: Metem-se de molho 25 tremoços, de um dia para o outro.
Qual o preço do tremoço?
R$ 0,30 de volta com ?
Como tomar o tremoço?
Como consumir O tremoço não pode ser ingerido cru, pois pode provocar intoxicação. Seu cozimento precisa ser bem longo e trabalhoso, por isso, na maior parte dos locais, ele é vendido cozido e em conserva.
Como comer o tremoço?
Usos do tremoço na cozinha Esse tremoço triturado pode ser usado para incrementar saladas de folhas e legumes, juntando-os ao molho da salada, ou mesmo a um vinagrete de churrasco, feito de cebola, alho, tomate, salsinha, vinagre, azeite de oliva, sal e pimenta.
Como consumir o tremoço?
Como consumir tremoço "Ele só pode ser consumido depois de cozido e de molho por várias vezes. Então, a melhor opção é sempre comprar o tremoço em conserva, que é facilmente encontrado nos mercados", explica a nutricionista Laura Filmari.
Faz mal comer a casca do tremoço?
Um truque: coma os tremoços com casca. A casca do tremoço ajuda a controlar o açúcar no sangue e faz dele um alimento altamente saciante. Um pires de tremoços oferece cerca de 70kcal. Desde que consumidos com moderação, são muito nutritivos e também dos aperitivos mais baratos nesta época do ano.
Quais os benefícios da farinha de tremoço?
Desta forma, ao promover uma flora intestinal saudável, a farinha de tremoço potencia vários outros benefícios para a saúde como reforço imunológico, síntese de vitaminas e redução da inflamação (2, 3).
Quais são as propriedades do tremoço?
O tremoço, à semelhança de outras leguminosas, como o grão, o feijão, a lentilha, a fava ou a ervilha, apresenta propriedades nutricionais muito interessantes para a saúde, como sejam: Contudo, na sua versão “crua”, apresenta aminoácidos e alcaloides neurotóxicos. Estes são eliminados, depois de cozidos e cobertos com água.
Como fazer um hambúrguer de tremoço?
Colocar o tremoço, a batata-doce (sem casca) e a quinoa no processador de alimentos e triturar tudo até ficar uma pasta grossa. Retirar do processador e adicione os temperos. Moldar os hambúrgueres de tremoço e colocá-los num tabuleiro forrado com papel vegetal e levemente untado com azeite.
Quais são as aplicações do tremoço?
Em termos de aplicações, o tremoço é um alimento versátil. Para além de aperitivo ou petisco, pode ser utilizado para fazer patês ou outros produtos transformados, como croquetes, por exemplo. Sob a forma de farinha, pode ser utilizado na produção de bolachas, pão, biscoitos e massa.