Como fazer fermentação natural do zero?

Índice

Como fazer fermentação natural do zero?

Como fazer fermentação natural do zero?

Você vai precisar de farinha e água, nada mais

  1. 1º dia. Misture 1 colher (sopa) de farinha e 2 colheres (sopa) de água filtrada em um vidro limpo. ...
  2. 2º, 3º, 4º e 5º dias. Repita o mesmo processo: junte 1 colher de farinha e 2 de água, todos os dias. ...
  3. No final do 5º dia. ...
  4. Como alimentar o fermento madre. ...
  5. Vamos fazer pão?

Como é produzido o fermento natural ou levain?

Para produzir o fermento natural temos que misturar farinha de trigo com água e deixar a natureza fazer seu trabalho de reprodução dos microrganismos. Devemos adicionar farinha e água diariamente durante 7 a 10 dias. Alguns métodos utilizam frutas (abacaxi, maçã ou uva), iogurte ou mel para potencializar a fermentação.

Como usar o fermento natural?

Antes de colocar o fermento na geladeira, costumo adicionar uma colher de chá de farinha de trigo e misturar bem. Isso garante sua alimentação por pelo menos 15 dias. Não é necessário colocar água. Se você faz pão todos os dias, não precisa manter o fermento na geladeira, basta alimentá-lo 2 vezes ao dia.

O que é fermentação levain?

O Levain é um fermento feito a partir da fermentação 100% natural, em que se utiliza apenas farinha de trigo e água. E essa é a chave para conseguir fazer um pão um pouco diferente, mas super saboroso. A receita feita com Levain dá o resultado de um pãozinho aerado por dentro e com o sabor um pouquinho mais ácido.

Porquê usar fermento natural?

A panificação com fermentação natural aumenta a biodisponibilidade de vitaminas e minerais, fazendo com que esses pães tenham mais nutrientes do que os fabricados pelo método comum. Além disso, nesses casos, não há adição de conservantes no fermento, tornando o alimento ainda mais nutritivo.

Postagens relacionadas: