Quais são os métodos de elaboracao da DFC?

Índice

Quais são os métodos de elaboracao da DFC?

Quais são os métodos de elaboracao da DFC?

Há 2 métodos para elaboração da DFC:

  • Direto: com entradas e saídas obtidas diretamente da movimentação contábil (razão) de cada conta (recebimento de clientes, pagamento a fornecedores, empréstimos, etc);
  • Indireto: feito com base nos ajustes do lucro líquido do exercício que se encontra na Demonstração de Resultado.

Como fazer o fluxo de caixa?

Existem tecnologias que tornam o procedimento de fazer fluxo de caixa muito mais produtivo e seguro, como o QuickBooks que é um aplicativo de controle financeiro online. O fluxo de caixa indica se falta ou sobra dinheiro ao final de um determinado período.

Como funciona o demonstrativo de fluxo de caixa?

O demonstrativo de fluxo de caixa mostra exatamente onde, quando, quanto e como aconteceram as entradas e saídas de dinheiro no mês, oferecendo uma visão completa do caixa da empresa, do passado e presente.

Como registrar o fluxo de caixa?

Passe a registrar tudo o que a empresa tem a receber em um período predeterminado. Para projetar o fluxo de caixa, o recomendado é considerar um período de 12 meses. Registre os pagamentos recebidos (à vista ou a prazo), as contas a receber e qualquer outra possível entrada de dinheiro.

Qual é a importância do controle do fluxo de caixa?

Um dos fatores mais importantes no controle do fluxo de caixa é o compromisso de atualizá-lo com todas as entradas e saídas, por mais insignificantes que pareçam ser. Um fluxo de caixa incompleto pode atrapalhar, e muito, a gestão da empresa. A falta de informações implica em análises equivocadas.

Postagens relacionadas: