O que é um método indireto?
O que é um método indireto?
Método indireto Esse método analisa o fluxo de caixa de uma forma diferente do método direto, pois a sua visão depende das informações contábeis para existir. Então, basicamente, ele não consegue determinar o capital que entra e que sai da empresa, e sim, a variação do caixa do período de análise.
O que é fluxo de caixa método direto?
No método direto, o grupo das atividades operacionais é composto pelas movimentações de entrada e saída, apuradas a partir das contas a pagar e a receber do Balanço Patrimonial, com o suporte da Demonstração do Resultado do Exercício.
Como funciona o fluxo de caixa pelo método indireto?
O fluxo de caixa pelo método indireto não fornece uma visão de entradas e saídas como o método direto, pois explora o regime de competência (as informações contábeis) para analisar a variação de caixa do período de análise do ponto de vista contábil. Ou seja, esse fluxo se torna uma ferramenta da contabilidade e não da tesouraria.
Como não errar no fluxo de caixa indireto?
Então, antes de mais nada, é importante seguir alguns passos básicos para não errar no fluxo de caixa indireto. Se o seu controle é feito exclusivamente por meio de planilhas, há grandes chances de você possuir números errados.
Como Usar um demonstrativo de fluxo de caixa?
Mas como primeiro passo, recomendo o uso de um Demonstrativo de Fluxo de Caixa para conquistar um controle e gestão das suas receitas e despesas ao mesmo tempo garantindo uma visão de lucratividade mensal e anual.
Qual a visão do fluxo de caixa direto?
Ao ponto que o fluxo de caixa indireto fornece uma visão comparativa entre regime de caixa e competência, o fluxo direto é o controle de entradas e saídas diretas. No fim, são visões complementares sobre a saúde da empresa que devem coincidir. Já a projeção é o ato de tornar o fluxo direto em uma ferramenta mais estratégica.