Como comer o peixe baiacu?

Índice

Como comer o peixe baiacu?

Como comer o peixe baiacu?

Apesar de ser considerado o segundo vertebrado mais venenoso do mundo, podendo liberar Tetrodoxina (uma neurotoxina 1.200 vezes mais mortal que o cianeto), o baiacu continua sendo consumido. A carne desse tipo de peixe é bastante apreciada por não apresentar gordura, não ter espinhas e ser muito saborosa.

Qual a parte do baiacu que é venenosa?

Felizmente não há no Brasil o baiacu “fugu”, uma espécie muito comum no Japão. O veneno do baiacu fugu é bem mais forte do que o encontrado nos baiacus tupiniquins. O baiacu pintado encontrado aqui também é bastante venenoso, já o baiacu arara nem tanto.

Onde se localiza o veneno do baiacu?

Segundo especialistas, o baiacu é um dos peixes mais venenosos do mundo. Ele libera a tetrodotoxina, uma substancia que ataca o sistema nervoso e pode ser fatal. Nos peixes pequenos, o veneno está espalhado pelo corpo inteiro. Já nos grandes a tetratoxina se concentra nas vísceras e na pele.

Como é que é o peixe baiacu?

De modo geral, o bicho tem um dorso que pode ser verde-amarelado ou azul-acinzentado. Além disso, há uma cor branca nas zonas ventral e lateral, assim como pequenos espinhos. Também devemos falar o Baiacu-de-água-doce (Colomesus asellus) que também tem por nome vulgar Baiacu Amazônico.

Como o peixe baiacu incha?

O processo começa com o peixe engolindo uma grande quantidade de água, que vai se armazenando no estômago. Como esse órgão é muito elástico, ele infla como uma bexiga, deixando o baiacu com uma forma esférica e até três vezes maior que seu tamanho normal!

Como baiacu é venenoso?

Os baiacus contém uma toxina extremamente potente, chamada de tetrodotoxina, que causa a morte de camundongos em dose de 1 miligrama por kilo, em apenas 7 minutos. Para se ter uma ideia, o cianeto de potássio é cerca de 300 vezes menos tóxico do que a tetrodotoxina.

Quantos tipos de peixe baiacu existe?

Os baiacus são peixes que se inflam ao engolirem água ou ar. Existem cerca de 90 espécies de baiacu.

Postagens relacionadas: