Como são feitas as pontes nos rios?
Como são feitas as pontes nos rios?
Há dois tipos básicos de alicerces para o caso: tubulões ou caixões. – Os tubulões são tubos metálicos cuja ponta é encravada no fundo do mar. Depois, a água do interior é bombeada para fora. Um sistema de ar comprimido mantém o interior seco para permitir que se escave por ali a base na qual se assenta o tubo.
Como é feito tubulão?
Os tubulões a céu aberto podem ser executados com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou de concreto. O fuste do tubulão normalmente é de seção circular, adotando-se 70 cm como diâmetro mínimo para permitir a entrada e saída de operários. Já a projeção da base poderá ser circular ou em forma de falsa elipse.
Como é feita a concretagem submersa?
O método mais utilizado para execução da concretagem submersa tem o auxílio de uma tubulação conhecida como tremonha. Com formato de pirâmide invertida, a tremonha leva o concreto até a parte inferior da fôrma, que vai sendo preenchida de baixo para cima, até transbordar.
Quais os tipos de tubulões?
Os tubulões dividem-se em dois tipos básicos: a céu aberto (normalmente sem revestimento) e a ar comprimido (ou pneumático), estes sempre revestidos com camisa de concreto armado ou camisa de aço (metálica).
Como é feita uma ponte?
Como é feita uma ponte? Como a estrutura é feita? Respondendo aos primeiros questionamentos, há dois tipos básicos de alicerces para o caso: tubulões ou caixões. Os tubulões são tubos metálicos, com até 3 metros de diâmetro, cuja ponta é encravada no fundo do mar.
Qual a profundidade de uma ponte?
Geralmente, essas pontes são construídas em locais próximos ao continente, onde a profundidade da água varia em torno de 50 metros. 1. Uma estrutura de metal é enterrada no leito do mar ou do rio.
Como é feita a construção de um pilar para pontes?
A estrutura de metal pode ser aproveitada no pilar. Mas, em alguns casos, ela é retirada quando a construção é concluída. A animação abaixo mostra como é feita a execução de um tubulão para a construção de um pilar para pontes: Se a reprodução não começar em instantes, reinicie seu dispositivo.
Como planejar a sua fundação?
Mas, se a sua construção possui um solo que não seja indicado para esse tipo de fundação, ou cargas expressivas e outros detalhes técnicos, converse com um engenheiro que irá indicar outro tipo que seja mais adequado para o seu caso. Antes de começar a fazer as sapatas, é muito importante planejar adequadamente como será a sua fundação.