Como fazer a gestão de ativos?

Índice

Como fazer a gestão de ativos?

Como fazer a gestão de ativos?

Como fazer uma boa gestão de ativos? O primeiro passo para que uma gestão de ativos seja eficiente é fazer um inventário dos ativos da empresa. Faça a identificação e registro de todos os ativos da organização, com uma descrição sobre as suas especificações e maiores diferenciais.

O que se entende por gestão de ativos?

Gestão de ativos é o conjunto coordenado de atividades voltadas para extrair valor dos ativos da empresa. Como: balanceamento de custos, oportunidades e riscos, performance esperada dos ativos etc.

Qual é o benefício mais importante da gestão de ativos?

Apesar das particularidades de cada empresa, alguns benefícios em comum podem ser alcançados através da Gestão de Ativos:

  • 1 – Melhor desempenho financeiro. ...
  • 2 – Decisões baseadas em evidências. ...
  • 3 – Melhor gerenciamento dos riscos. ...
  • 4 – Produtos e serviços de maior qualidade. ...
  • 5 – Maior conformidade.

Como implantar a gestão de ativos em uma empresa?

Veja as etapas que fazem parte da implantação de um sistema de gestão de ativos:

  1. Política. ...
  2. Objetivos. ...
  3. Estratégia. ...
  4. Documentação. ...
  5. Liderança. ...
  6. Planejamento. ...
  7. Suporte. ...
  8. Operação.

O que é gestão de ativos na Manutenção?

Gestão de Ativos físicos são boas práticas de manutenção e conservação de equipamentos que contribuem para o ganho de eficiência da planta. Parte do trabalho envolve garantir a integridade mecânica dos ativos, adotando regimes preventivos e preditivos de manutenção.

O que são ativos numa organização de manutenção?

Um ativo é caracterizado como qualquer objeto, seja tangível, seja intangível, que uma organização pode controlar. Nesse sentido, uma gestão de ativos nada mais é do que a atividade que produz o valor deles, envolvendo os riscos, as oportunidades, os benefícios de custos e desempenhos que eles apresentam.

O que é gestão de ativos imobilizados?

A gestão de ativos imobilizados é um procedimento que tem como objetivo manter os controles contábeis de acordo com o que é exigido pela Lei 11.638/2007 e os relatórios financeiros, dentro das normas internacionais do IFRS (International Financial Reporting Standards).

Quais são os benefícios que os indicadores de classe mundial podem trazer?

Trabalhar com indicadores de desempenho de classe mundial reflete uma empresa com alta qualidade de produtos, serviços e custos competitivos. Também demonstra alta disponibilidade e confiabilidade no processo produtivo.

Qual a norma para manutenção ou gestão de ativos?

ISO 55.000 A ISO 55.000 é a norma internacional que apresenta as principais diretrizes sobre a gestão de ativos. Dessa forma, empresas de todo o mundo podem padronizar seus processos e comprovar para clientes e investidores que estão adotando as melhores práticas de mercado.

O que são ativos físicos?

Esta definição engloba ativos físicos, como equipamentos, ferramentas, máquinas, estoques e infraestruturas, mas também ativos imateriais, como direitos de autor ou propriedade intelectual. ... Quando falamos de ativos físicos, também podemos referir à sua disponibilidade e confiabilidade.

Qual é a gestão de ativos?

A gestão de ativos é o conjunto de boas práticas empregadas por empresas para controlar os ativos, visando alcançar os resultados desejados obtendo valor a partir deles. Trata-se então de acompanhar e exercer controle sobre o ciclo de vida do ativo desde que ele é adquirido até quando chega ao fim de sua vida útil.

Como a gestão de ativos é tão importante para os negócios?

A gestão de ativos é uma daquelas buzzwords que vai ouvindo aqui e ali. Mas afinal, o que é a gestão de ativos? Gestão de ativos é o mesmo que gestão de manutenção? Mais: porque é que a gestão de ativos é tão importante para os negócios? Como são muitas perguntas de uma só vez, vamos responder com calma.

Quem é o responsável pela gestão de ativos?

O treinador é o responsável pela gestão de ativos, enquanto a restante equipa técnica assegura a manutenção. A gestão de ativos foca-se no ciclo de vida de cada ativo. O objetivo é que cada ativo tenha um desempenho desejado, ponderando as oportunidades e os riscos para estabelecer prioridades.

Como realizar o gerenciamento de ativos em sua organização?

Um primeiro benefício de fazer a gestão de ativos em sua organização é justamente o ressaltado nos princípios 2 e 4 da ISO 55000: ela faz com que a intenção estratégica seja implementada por meio de atividades e decisões; e garante que os ativos desempenhem a função deles. Outras vantagens em realizar o gerenciamento de ativos em seu negócio são:

Postagens relacionadas: