Como fazer hedge ações?
Como fazer hedge ações?
O hedge da carteira de investimentos pode ser feito de diversas maneiras como contratos futuros, opções, swaps, mas principalmente a partir de uma boa alocação de ativos. A estratégia de hedge consiste em realizar determinado investimento com o objetivo específico de reduzir ou eliminar o risco de outro investimento.
Como funciona o hedge?
Como funciona uma operação de hedge Um deles consiste em “travar” o preço de um ativo para negociação em um momento futuro, utilizando derivativos, como opções ou contratos futuros. ... Outro formato comum de hedge ocorre quando o investidor se posiciona em ativos que historicamente possuem desempenhos opostos no mercado.
Como funciona esse tipo de hedge?
Essa operação ajuda a controlar o mercado, evitando que a imprevisibilidade prejudique as transações e afete todo o resultado da produção desses produtos. Esse tipo de hedge tem como objetivo reduzir o máximo possível o prejuízo causado pela variação das moedas no mercado financeiro.
Como fazer o hedge de uma carteira de investimentos?
Existem diversas maneiras de fazer o hedge de uma carteira de investimentos, mas vou me concentrar em apenas uma aqui, com foco no modelo de alocação de ativos. Você provavelmente já notou que quando a Bolsa despenca, ativos como Dólar, Euro e Ouro sobem bastante de preço.
Como adotar uma estratégia de hedge?
Sua principal preocupação ao adotar essa estratégia não é obter lucro, e sim evitar perdas. Existem variadas formas de fazer uma operação de hedge. Uma das estratégias clássicas é lançar mão do mercado futuro – que, aliás, foi criado exatamente com esse objetivo. Pense nas empresas que possuem dívidas em dólar.
Por que realizar uma operação de hedge?
A principal razão para realizar uma operação de hedge é evitar uma perda brusca e grande em função da variação dos preços dos ativos. Em alguns casos, uma situação desse tipo pode acabar provocando um rombo no patrimônio das empresas ou dos investidores.