Como administrar glicose em bolus?
Índice
- Como administrar glicose em bolus?
- Como aplicar uma ampola de glicose?
- Como é realizado o procedimento de medicamentos em bolus?
- Como calcular o bolus de insulina?
- Por que o feto não produz glicose?
- Qual a utilização da glicose no recém-nascido?
- Quais são os tipos de insulinas utilizadas no tratamento basal-bolus?
- Qual o valor de glicemia nas primeiras 2 horas de vida?
Como administrar glicose em bolus?
O ideal é evitar administração da glicose pura por via IV pelo risco de desenvolvimento de flebite, devendo-se idealmente diluir no mínimo duas vezes a glicose a ser administrada. A dose preconizada de glicose em bolos é de 1 mL/kg de uma solução de glicose a 50%.
Como aplicar uma ampola de glicose?
Para administração de medicamentos antes da administração da solução parenteral
- Preparar o sítio de injeção fazendo sua assepsia.
- Utilizar uma seringa com agulha estéril para perfurar o sítio próprio para administração de medicamentos e injetar o medicamento na solução parenteral.
Como é realizado o procedimento de medicamentos em bolus?
Infusão em bolus: o medicamento é aplicado diretamente na veia do paciente em um tempo menor ou igual a um minuto. Infusão rápida: aqui, a aplicação do medicamento varia entre um e trinta minutos. Infusão lenta: nessa modalidade, a aplicação ocorre em um intervalo entre trinta e sessenta minutos.
Como calcular o bolus de insulina?
A reposição em bolus é classificada em: correção que é calculada subtraindo o valor da meta glicêmica do valor da glicemia do momento e dividindo o resultado pelo fator de sensibilidade; refeição que é calculada através da divisão de 500 pela dose total de insulina aplicada ao dia.
Por que o feto não produz glicose?
Em condições normais o feto não produz glicose, iniciando-se a gluconeogenese após o nascimento. Após a clampagem do cordão umbilical, a concentração de glucose diminui rapidamente no RN, alcançando o valor mínimo às 2 a 3 horas de vida.
Qual a utilização da glicose no recém-nascido?
A manutenção da homeostase da glicose depende do balanço entre a produção da glicose hepática e a utilização periférica de glicose. As taxas de utilização de glicose no recém-nascido de termo são 4 a 6 mg/min/Kg e nos fetos e recém-nascidos prétermo são de 8 a 9 mg/min/Kg(1,2).
Quais são os tipos de insulinas utilizadas no tratamento basal-bolus?
No método de tratamento Basal-Bolus são utilizadas dois tipos de insulinas administradas em múltiplas doses de insulina ao dia: 1) Basal (insulinas humanas NPH e insulinas análogas basais – Lantus, Levemir e Tresiba). É a insulina necessária para manter os objetivos glicêmicos no período entre as refeições e enquanto dormimos.
Qual o valor de glicemia nas primeiras 2 horas de vida?
Sabe-se que no RN com mais de 34s de IG nas primeiras 1 a 2 horas o valor de glicemia pode ser de 30 mg/ dL, com subida posterior para 45 mg/ dL mínimo às 12 horas de vida (3,5).