O que é incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
Índice
- O que é incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
- Em qual fase processual é cabível o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
- O que é incidente de desconsideração?
- Qual o efeito jurídico para o processo da instauração do incidente?
- É cabível assistência E o incidente de desconsideração da personalidade jurídica em sede de processo executivo?
- Como ocorre a desconsideração da personalidade jurídica?
- Qual o procedimento para a desconsideração da personalidade?
- Qual a desconsideração da pessoa jurídica?
- Por que a personalidade jurídica não foi reconhecida pela Lei?
O que é incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
Trata-se de uma modalidade de intervenção de terceiros que permite, incidentalmente ao processo, desconsiderar a personalidade jurídica e, desse modo, conseguir responsabilizar pessoalmente o integrante da pessoa jurídica (sócio ou administrador) nos casos em que a lei material o autoriza.
Em qual fase processual é cabível o incidente de desconsideração da personalidade jurídica?
De acordo com a redação do art. 134, o incidente é cabível em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução juntada em título extrajudicial. Logo, quem pretender a desconsideração não precisará aguardar a sentença ou acórdão para pleitear a medida.
O que é incidente de desconsideração?
INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Conceito: constitui instituto excepcional, em que se pretende tornar ineficazes os atos realizados pela sociedade (e imputáveis aos sócios), quando eles forem praticados em descumprimento à função social da empresa.
Qual o efeito jurídico para o processo da instauração do incidente?
A instauração do incidente suspenderá o processo, salvo na hipótese de pedido na exordial, com citação do sócio (§ 3.º).
É cabível assistência E o incidente de desconsideração da personalidade jurídica em sede de processo executivo?
D O incidente de desconsideração da personalidade jurídica é cabível no processo de conhecimento, desde que na fase postulatória, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial.
Como ocorre a desconsideração da personalidade jurídica?
A desconsideração da personalidade jurídica ocorre quando uma sociedade possui limitação de patrimônio dos seus sócios, no entanto, ainda assim, a personalidade jurídica da sociedade é desconsiderada para que o patrimônio dos sócios sirva para quitar as obrigações da sociedade.
Qual o procedimento para a desconsideração da personalidade?
Conforme o art. 134, do Novo CPC, o incidente poderá ser instaurado em todas as fases do processo de conhecimento, no cumprimento de sentença e na execução fundada em título executivo extrajudicial. Caso seja requerida a desconsideração da personalidade na inicial, ele é dispensado, sendo apreciado quando do julgamento da causa.
Qual a desconsideração da pessoa jurídica?
A desconsideração da pessoa jurídica consiste na possibilidade de se ignorar a personalidade jurídica autônoma da entidade moral para chamar à responsabilidade seus sócios ou administradores, quando utilizam-na com objetivos fraudulentos ou diversos daqueles para os quais foi constituída.
Por que a personalidade jurídica não foi reconhecida pela Lei?
Para coibir situações como esta é que a personalidade jurídica, muito embora seja reconhecida pela lei como um instrumento imprescindível ao exercício da atividade empresarial, não foi transformada num dogma intangível.