Como fazer fundação em sapata?
Como fazer fundação em sapata?
Método de execução
- Escavação do terreno onde será feita a sapata, de acordo com o projeto de fundações, seguindo as dimensões e cotas indicadas.
- Aplicar uma camada de concreto magro no fundo do terreno escavado e nas suas laterais. ...
- Em seguida, coloca-se as fôrmas de acordo com o projeto de locação de obra.
O que precisa para fazer a sapata?
Material necessário para fazer alicerce
- Areia lavada;
- Brita nº 1;
- Cimento CP II;
- Água potável;
- Tábuas de 30 cm;
- Sarrafos de 10 cm;
- Sarrafos de 5 cm;
- Ferros de construção civil (vergalhões) nas medidas de 3/8 e 3/16;
Qual ferragem usar na sapata?
Ferros das colunas (que devem ficar 80 cm além da sapata) de 5/16, com estribos de 3/16; não esquecer de pelo menos dois estribos que ficarão dentro do concreto; Ferros do radier, no mínimo de 3/8, para uma sapata de 40×40 cm, sendo mais grossos se a sapata for mais profunda.
Quais são as sapatas de fundação?
Sapata é um elemento de fundação rasa ou superficial de concreto armado que geralmente tem a sua base em planta quadrada, retangular ou trapezoidal. As sapatas de fundação são dimensionadas para que as tensões de tração que atuam sobre a fundação sejam resistidas pela armadura e não pelo concreto.
Como começar a fazer sapatas?
Antes de começar a fazer as sapatas, é muito importante planejar adequadamente como será a sua fundação. As dimensões das sapatas dependerão do tipo de terreno e carregamento e também de como serão feitas as paredes (com tijolo deitado ou em pé).
Quais tipos de sapatas podem ser utilizadas em uma obra?
Há quatro tipos de sapatas que podem ser utilizadas em uma obra: sapata isolada, sapata corrida, sapata associada e sapata com viga de equilíbrio. Neste post falaremos sobre a sapata corrida.
Quais são as formas de Sapata isolada?
Na realidade, as formas que a sapata isolada pode ter em planta são muito variadas, mas a retangular é a mais comum. Como ficam isoladas, essas sapatas são interligadas pelo baldrame. Trata-se de um dos tipos de fundações superficiais mais simples e comuns na construção civil.