Como internar um dependente químico gratuitamente involuntariamente?
Como internar um dependente químico gratuitamente involuntariamente?
Para que você consiga internar o dependente químico de forma compulsória, deve procurar apoio judicial. Esse tipo de internação está prevista na Lei Federal de Psiquiatria nº 10.216/2001. Assim, é preciso que você procure um médico psiquiatra para que este realize o pedido junto ao Ministério Público.
Como conseguir uma internação pelo SUS?
O primeiro passo para conseguir uma internação pelo SUS é passar em um dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Se sua cidade não tem CAPS, vá a um posto de saúde e se informe (provavelmente será agendada uma consulta com um médico psiquiatra).
Como funciona a internação involuntária?
O processo é semelhante ao da internação involuntária, porém, usa este termo porque a autorização é expedida pela justiça. Também precisa de um laudo médico e, geralmente, as clínicas autorizadas para fazer internação involuntária também estão aptas para a internação compulsória.
Como funciona a internação pelo SUS?
Entenda que a internação pelo SUS realmente é um direito de todos os brasileiros, e isso inclui os casos de dependência química. Porém, sabemos que a saúde pública no Brasil a anos vem sofrendo com tantas dificuldades capazes de dificultar cada vez mais os atendimentos. Como funciona o atendimento ambulatorial?
Quem pode ser internado pelo SUS?
Mas quem pode ser internado pelo SUS? Entenda que a internação pelo SUS realmente é um direito de todos os brasileiros, e isso inclui os casos de dependência química. Porém, sabemos que a saúde pública no Brasil a anos vem sofrendo com tantas dificuldades capazes de dificultar cada vez mais os atendimentos.
Quando é feita a internação compulsória?
Já no caso de uma internação involuntária, o próprio juiz ou um familiar, podem sim solicitar a interrupção ou o encerramento desse tratamento em questão. Em relação a internação compulsória, saiba que a mesma é realizada quando o Juiz ou o Estado solicitam a interdição através de um pedido da família ou não.