Como abrir inventário de falecido?
Como abrir inventário de falecido?
Passo a passo do processo de inventário
- Escolher um advogado;
- Conferir a existência de um testamento;
- Apurar o patrimônio do falecido;
- Escolher entre o inventário judicial ou extrajudicial;
- Negociar dívidas;
- Dividir o bem entre os herdeiros;
- Pagar os impostos;
Como fazer um inventário de bens após um falecimento?
Como fazer um inventário de bens após um falecimento? Como fazer um inventário de bens após um falecimento? O momento do falecimento de um familiar abala toda a família que, além de ter que lidar com a dor da perda, também precisa encontrar forças para organizar diversos processos burocráticos.
Como pode ser feito o inventário?
Há duas formas possíveis para o inventário ser feito: judicialmente ou extra-judicialmente. O segundo caso pode ser feito quando não há dívidas do falecido e todos os herdeiros são maiores de idade e capazes.
Como é possível fazer o inventário judicial?
Atualmente, é possível fazer o procedimento do inventário de duas formas: Judicial ou extrajudicial. Essa última modalidade passou a existir em 2007 como uma forma de agilizar o processo de inventário. Quando o inventário é feito de forma judicial, o processo pode levar mais de um ano por conta de toda a burocracia envolvida.
Como se reunir com todos os herdeiros do inventário?
Portanto, o primeiro passo é reunir-se com todos os herdeiros para, da forma mais amigável possível, eleger o advogado que representará a família no procedimento de inventário.