O que é preciso para fazer inventário no cartório?

Índice

O que é preciso para fazer inventário no cartório?

O que é preciso para fazer inventário no cartório?

O inventário em cartório pode ser se todas as partes forem maiores de idade, e se o falecido não tiver deixado um testamento, sendo obrigatória a presença de um advogado. Nesse caso, o processo não precisa da intermediação de um juiz.

É possível fazer inventário em cartório?

O inventário extrajudicial pode ser feito em qualquer cartório de notas, independentemente do domicílio das partes, do local de situação dos bens ou do local do óbito do falecido.

Quando posso fazer inventário no cartório?

Conforme o artigo 611 do Código de Processo Civil o processo de inventário e partilha deve ser instaurado dentro de 2 (dois) meses, a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subsequentes, podendo o juiz prorrogar esses prazos, de ofício ou a requerimento da parte.

Como funciona o inventário realizado no Cartório?

O inventário realizado no cartório ocorre porescritura pública,e oferece diversas vantagens, já que o tempo de demora é bem menor. Este tipo de inventário foi instituído pelonúmero 11.441,no anode 2007.Em alguns casos, o inventário pode, inclusive, ter um custo ainda menor.

Por que o inventário é obrigatório?

O inventário significa a descrição do patrimônio de pessoa falecida. É obrigatório e permite que se proceda à partilha dos bens, devendo ser realizado 60 (sessenta) dias após o falecimento.

Como é feito o processo de inventário?

Como dito no início, antes de 2007 o processo de inventário somente era feito pela via judicial, ou seja, era necessário ajuizar uma ação perante o juiz, com a reunião de todos os herdeiros do falecido, apuração de todo o seu patrimônio, pagamento de suas dívidas, pagamento dos impostos devidos e, por fim, a realização da partilha.

Quanto Tempo Demora o procedimento no Cartório?

- Quanto tempo demora? O procedimento no cartório é praticamente imediato, pois, ao receber os documentos, o cartório e o advogado elaboram a minuta (texto) e agendam uma data para que as partes compareçam e assinem. - Quais são os documentos?

Postagens relacionadas: