Qual a temperatura ideal para fermentar o kefir?
Qual a temperatura ideal para fermentar o kefir?
O Kefir de Leite prefere temperaturas médias entre 22°C e 25°C, faixa onde o processo fermentativo ocorre de forma mais efetiva, equilibrada e constante, sendo de mais fácil monitoração e comportamento.
Qual o tempo de fermentação do kefir?
Em um frasco de vidro, colocar a água e o açúcar mascavo e diluir bem. Adicionar os grãos de kefir e cobrir a boca do frasco com um papel toalha, gaze ou fralda, prendendo com um elástico para ficar seguro. Deixar em um local escuro, à temperatura ambiente, para fermentar por 24 a 72 horas.
Pode deixar o kefir fermentar na geladeira?
A fermentação na geladeira é mais lenta. Se for sair de férias, por exemplo, você pode armazenar o Kefir até 3 semanas na geladeira, em um recipiente tampado que ele se manterá vivo. Depois é só coar (descartar o líquido) e voltar ao processo normal.
Como fazer o preparo do kefir?
Se você não tem interesse em realizar todo o processo de preparo do kefir, não tem problema. Você pode passar direto para a parte boa, que é o consumo. Você pode ingerir todos os dias, mas o melhor é consultar um médico ou um nutricionista para saber qual é a frequência mais indicada de consumo.
Como preparar o kefir de leite?
O kefir de leite é a versão tradicional. Quando o fungo do kefir entra em contato com o leite, há uma fermentação semelhante a do iogurte, que forma uma bebida probiótica e benéfica ao organismo. Apesar de parecer trabalhoso, o preparo do kefir é bastante simples. Confira a seguir!
Qual a diferença entre kefir de água e água de coco?
O kefir de água é uma alternativa a intolerantes a lactose ou mesmo a quem não gosta de leite. O processo de preparação é exatamente o mesmo do kefir de leite. A diferença é que você substituirá a bebida láctea por água de coco. Os cuidados na conservação do kefir são tão importantes quanto os cuidados tomados na hora de prepará-lo.
Como o kefir melhora a imunidade?
O kefir controla o fluxo de micro-organismos no intestino e, por esse motivo, diminui a probabilidade de esses distúrbios ocorrerem e até pode auxiliar no seu tratamento. Por outro lado, como melhora a imunidade, o ingrediente é capaz de reduzir, a longo prazo, a recorrência de infecções.