Como fazer laqueadura pelo plano de saúde?
Como fazer laqueadura pelo plano de saúde?
Como fazer laqueadura pelo plano de saúde? Por ser um procedimento de planejamento familiar, o plano de saúde cobre laqueadura. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) é de que haja um período de, no mínimo, 60 dias entre a entrega da documentação e o ato cirúrgico.
Quem pode fazer laqueadura pelo convênio?
Todas as mulheres com mais de 25 anos de idade, ou com pelo menos dois filhos vivos poderão realizar a laqueadura.
Qual plano cobre laqueadura?
É obrigatória a cobertura pelo plano de saúde do procedimento de esterilização voluntária por meio de laqueadura tubária, no caso de planejamento familiar, desde que preenchidos os requisitos legais.
Como é obrigatória a laqueadura em convênios médicos?
Na rede de saúde privada, desde 2008 a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula os convênios médicos) tornou obrigatória a laqueadura no rol de procedimentos que os convênios precisam oferecer, cumprindo as mesmas regras da lei federal. No entanto, a lei do Brasil vai contra a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Como fazer a laqueadura?
Conseguir a laqueadura, no entanto, não é tão simples. A lei prevê que somente algumas mulheres podem fazer o procedimento e, mesmo nesses casos, outras dificuldades podem aparecer. Reunimos aqui as principais informações sobre o método e também sobre as polêmicas que cercam sua realização no Brasil.
Por que a lei permite a laqueadura?
Fora dessas condições, a lei permite a laqueadura somente em casos de risco à vida ou à saúde da mulher, com parecer de dois médicos.
Como é feito o procedimento de laqueadura na saúde?
O procedimento está previsto em lei e pode ser feito nas unidades de saúde que possuem serviços de ginecologia, obstetrícia ou maternidade, segundo o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizadas 73.658 laqueaduras pela rede pública de saúde, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde.