Como fazer laqueadura pelo plano de saúde?

Índice

Como fazer laqueadura pelo plano de saúde?

Como fazer laqueadura pelo plano de saúde?

Como fazer laqueadura pelo plano de saúde? Por ser um procedimento de planejamento familiar, o plano de saúde cobre laqueadura. A determinação da Agência Nacional de Saúde (ANS) é de que haja um período de, no mínimo, 60 dias entre a entrega da documentação e o ato cirúrgico.

Quem pode fazer laqueadura pelo convênio?

Todas as mulheres com mais de 25 anos de idade, ou com pelo menos dois filhos vivos poderão realizar a laqueadura.

Qual plano cobre laqueadura?

É obrigatória a cobertura pelo plano de saúde do procedimento de esterilização voluntária por meio de laqueadura tubária, no caso de planejamento familiar, desde que preenchidos os requisitos legais.

Como é obrigatória a laqueadura em convênios médicos?

Na rede de saúde privada, desde 2008 a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula os convênios médicos) tornou obrigatória a laqueadura no rol de procedimentos que os convênios precisam oferecer, cumprindo as mesmas regras da lei federal. No entanto, a lei do Brasil vai contra a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Como fazer a laqueadura?

Conseguir a laqueadura, no entanto, não é tão simples. A lei prevê que somente algumas mulheres podem fazer o procedimento e, mesmo nesses casos, outras dificuldades podem aparecer. Reunimos aqui as principais informações sobre o método e também sobre as polêmicas que cercam sua realização no Brasil.

Por que a lei permite a laqueadura?

Fora dessas condições, a lei permite a laqueadura somente em casos de risco à vida ou à saúde da mulher, com parecer de dois médicos.

Como é feito o procedimento de laqueadura na saúde?

O procedimento está previsto em lei e pode ser feito nas unidades de saúde que possuem serviços de ginecologia, obstetrícia ou maternidade, segundo o Ministério da Saúde. Em 2019, foram realizadas 73.658 laqueaduras pela rede pública de saúde, segundo dados do DataSUS, do Ministério da Saúde.

Postagens relacionadas: