O que é um inventário de TI?

Índice

O que é um inventário de TI?

O que é um inventário de TI?

O inventário de TI é uma lista detalhada de informações sobre todos os recursos tecnológicos de uma empresa. Esse cadastro é importante para fundamentar as decisões relacionadas à infraestrutura de tecnologia da informação da organização.

Como fazer um inventário de TI?

Algumas informações precisam constar no inventário de TI....São elas:

  1. a quantidade de computadores presentes;
  2. os sistemas operacionais usados em cada um desses computadores e suas versões;
  3. os softwares utilizados;
  4. os antivírus instalados;
  5. o tamanho do HD;
  6. a memória;
  7. o processador;
  8. a idade dos hardwares, entre outras.

Como inventariar ferramentas?

Como fazer o inventário da sua empresa? 6 dicas práticas!

  1. Escolher bem quando fazer o inventário. ...
  2. Organize o espaço antes de contar e registrar. ...
  3. Categorize e identifique espaços. ...
  4. Conte cada item, um por um. ...
  5. Faça uma segunda contagem. ...
  6. Faça um registro detalhado.

O que é inventário de ativos?

Assim, o inventário de ativos nada mais é do que uma descrição de todos os bens da empresa que possuem um valor financeiro. É bem intuitivo que ele deve ser realizado a fim de iniciar esse processo de gestão de bens, não só para questões legais e contábeis, mas para controle e segurança de tudo o que a empresa possui.

O que é um inventário de ativos?

O inventário corresponde ao conjunto específico de ações de levantamento, registro físico e financeiro dos bens e/ou ativos que compõem determinado patrimônio.

Como controlar ativos de TI?

Outro passo importante para a Gestão de Ativos de TI é controlar os custos dos ativos da empresa. Ter uma boa noção de custos pode ajudar a fazer uma relação com a produtividade. Por isso, é importante definir métricas de custo e indicadores que apontem os custos totais de ferramentas de infraestrutura.

O que abrange a ti?

Tipo de equipamento: Computador, monitor, projetor, impressora, multifuncional, switches, scanner, no-break, notebook/netbook peças de reposição/upgrade etc.);

Por que as empresas não fazem inventário de TI?

A maioria das pequenas e médias empresas não fazem inventário de TI. Os motivos são vários: crescimento desordenado, falta de investimento, profissional de TI com pouco conhecimento, etc. Mas como você vai gerenciar algo se não tem a menor idéia do que está sendo gerenciado? Quantos computadores tem na empresa?

Qual é a importância do inventário?

Normalmente a maioria dos gestores de TI sabem da importância do inventário e querem fazer, mas colocam em segundo plano, vão empurrando com a barriga, deixam para semana que vem. Daí quando se dão conta a “semana que vem” virou 1 mês, 2, 3, 6 meses, 1 ano, 2 anos… Eu sei porque eu mesmo passei por isso.

Como fazer um inventário de Tecnologia da informação?

Fazer um inventário de tecnologia da informação também é importante para a segurança dos dados da empresa, item tão importante quando ataques cibernéticos se tornam cada vez mais frequentes.

Como registrar o inventário?

É importante registrar no inventário a quantidade de equipamentos e sistemas, as datas de compra, os dados técnicos, os números de série, os locais nos quais estão instalados, as datas das últimas manutenções e atualizações, entre outros dados.

Postagens relacionadas: