Como fazer lançamento de ISS?
Como fazer lançamento de ISS?
1 – Acesse o menu ARQUIVOS e clique em IMPOSTOS e localize o imposto '18 – ISS Retido', 2 – Na guia CONTABILIDADE, selecione a opção '[x] Gera lançamentos contábeis por nota', e na subguia GERAL, no quadro IMPOSTO A RECOLHER, informe as contas contábeis; Estas contas são somente exemplos.
Como calcular ISS retido na fonte?
O valor da retenção de ISS na fonte é determinado a partir do valor bruto da prestação de serviço. Ele é calculado por meio de uma alíquota, que pode variar de acordo com o serviço e região. Geralmente, a retenção na fonte ocorre quando a prestação de serviço ultrapassa o valor de R$5.000,00.
Como recolher ISS retido de outro município?
A retenção do ISS será realizada nos serviços prestados em que o imposto seja devido no local de prestação do serviço, nos casos em que os serviços são prestados em local diferente (outro município) do estabelecimento prestador (sede, filial, escritório). A retenção do ISS está prevista no art.
Como o ISS é retido?
Na prática, o ISS retido corresponde à obrigação do tomador do serviço de reter o valor referente ao ISS devido pelo prestador no momento do pagamento pelo serviço. Dessa forma, o prestador recebe o valor do serviço contratado já com o desconto do imposto devido na prestação do serviço.
Como efetuar o lançamento do ISS?
Para tanto, efetuaremos lançamentos a serem realizados tanto pelo tomador do serviço, como para o prestador do serviço. O ISS tem como fato gerador a prestação do serviço. Assim, sendo prestado o serviço, surge a obrigação de recolher o imposto.
Como proceder ao recolhimento do ISS?
Nos casos em que a empresa prestadora de serviços, sendo obrigada a emitir nota fiscal, não o fizer, o tomador do serviço deve proceder a retenção e recolhimento do ISS. Por essa razão, é importante verificar onde se encontram as instalações do prestador de serviço no momento da contratação.
Qual a responsabilidade da retenção do ISS?
A retenção do ISS para as empresas prestadoras de serviço do Simples Nacional é devida tanto quanto para outros regimes. A Lei Complementar nº 116/2003 em seu artigo 3° define a responsabilidade da retenção do ISS, nesse caso o prestador deve informar o valor a ser retido na nota fiscal