Como lavar o tubo da sonda?
Como lavar o tubo da sonda?
O tubo da sonda deve ser lavado com água e sabão pelo menos três vezes por dia, evitando a proliferação de bactérias. Não deixe o saco coletor em contato com o chão. Se o paciente precisar se locomover, a bolsa deve ser envolvida em um saco plástico, para evitar a contaminação.
Quais os cuidados de enfermagem com a sonda nasogástrica?
Assim, é necessário realizar a limpeza da sonda após o uso. Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
É normal sair sangue na sonda?
Pode acontecer. O trauma secundário ao deslizar da sonda no orifício da gastrostomia pode causar sangramento,geralmente em pequena quantidade e que para espontaneamente. O cuidado deve ser para não sair a sonda.
Como fazer a desinfecção da sonda?
Bandeja para lavagem vesical. Fazer a desinfecção da ponta terminal da sonda e da ponta inicial do sistema coletor de diurese, com Iodopovidona; Aspirar a água destilada da cuba rim com a seringa urológica 60 ml e retirar o ar;
Como limpar o frasco da sonda?
»Após administrar cada frasco da dieta, correr pela sonda cerca de 20 ml de água filtrada ou fervida (temperatura ambiente) para evitar acúmulo de resíduos e entupimento da sonda; »Manter a pinça da sonda fechada, quando não estiver em uso;+ - ORIENT P
Como preparar os alimentos para a sonda?
Como preparar os alimentos para usar na sonda. A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.
Como faço para confirmar a localização da sonda?
25- Encaminhar o paciente para controle radiológico; 26- Após confirmar a localização da sonda pela radiografia, iniciar a nutrição/medicação. 25-Confirmar o posicionamento da sonda; 26-Prevenir iatrogenias decorrentes da incorreta localização da sonda.