Como fazer um logaritmo com fração?
Como fazer um logaritmo com fração?
Para calcular o logaritmo de uma fração, usamos a propriedade log a/b = log a – log b. log 14/10 = log 14 – log 10. 1,146 – 1 = 0,146.
Como resolver logaritmo de base 3?
O logaritmo de 3 na base 3 é igual a 1, já que este é o expoente ao qual a base 3 é elevada para 3 ser obtido. Para qualquer valor real M, o logaritmo na base b da potência NM é igual ao produto do expoente M pelo logaritmo na base b de N, a base da potência.
O que é logaritmo para que serve?
A idéia básica dos logaritmos é a de transformar operações aritméticas complicadas, como potenciação e radiciação, em operações mais simples.
Qual a definição do logaritmo?
Saiba a definição de logaritmo. Antes de conseguir resolver logaritmos, você precisa entender que logaritmo é essencialmente outro jeito de escrever uma equação exponencial. Sua definição precisa é a seguinte: Se e somente se: by = x. Note que b é a base do logaritmo. Também deve ser verdadeiro que: b não é igual a 1.
Quais são as técnicas de resolução de logaritmos?
Em muitos casos na resolução de operações envolvendo logaritmos, é viável e se faz necessário a utilização de técnicas capazes de nos fornecer de forma precisa e direta o conjunto solução de uma questão, uma dessas “técnicas” é conhecido como mudança de base de um logaritmo, na qual veremos a seguir. Vejamos:
Qual a relação entre logaritmos e equações exponenciais?
Usando o que você agora sabe sobre a relação entre logaritmos e equações exponenciais, quebre o logaritmo e reescreva a equação na forma exponencial, mais simples e fácil de resolver. Comparando esta equação com a definição [ y = logb (x) ], você pode concluir que: y = 4; b = 3; x = x + 5.
Como utilizar a tábua de logaritmos?
Existem situações nas quais precisaremos utilizar a tábua de logaritmos ou uma calculadora científica na determinação do logaritmo de um número.