Como locar estacas?
Como locar estacas?
O eixo das estacas é transportado para o terreno por meio do prumo de centro obtendo-se a marcação do local onde a mesma será construída. A escavação é feita com a utilização de um trado e iniciada na parte mais baixa do terreno.
Como é realizada a execução de uma locação de obra?
Passo a passo para a locação de obra
- Limpeza do terreno.
- Acompanhamento profissional de topografia.
- Definir as referências.
- Marcação do gabarito.
- Execução do gabarito.
- Execução das tabeiras.
- Ajustar a locação de obra.
- Marcar os elementos no gabarito.
Como ler estacas?
A nomenclatura das estacas normalmente é estabelecida da seguinte forma: a estaca inicial recebe o número 0 e as demais são numeradas sequencialmente (figura 17.8). Assim, para um estaqueamento realizado com espaçamento de 20m, a estaca número 18 estaria a 360m da estaca inicial (18 x 20 metros).
Quais os métodos mais usados de locação de obras?
A locação pode ser feita de duas maneiras possíveis: locação por cavaletes e locação por tábuas corridas. Este tipo de locação é indicado para obras de pequeno porte e com poucos elementos a serem locados. Sua principal vantagem é a menor quantidade de material (estacas e tábuas) utilizado.
O que é locação de estaca?
A locação das estacas é definida pelo cruzamento das linhas fixadas por pregos no gabarito. Transfere-se esta interseção ao terreno, através de um prumo de centro (Figura 13). No ponto marcado pelo prumo, crava-se uma estaca de madeira (piquete), geralmente de peroba, com dimensões 2,5x2,5x15,0cm.
Qual a planta é utilizada como referência para execução de uma locação de obra?
A planta topográfica do terreno é feita com base em pontos de referência; Os projetos da edificação são feitos em cima da planta topográfica (atentar para o uso do mesmo sistema de coordenadas); A locação utiliza os pontos de referência para passar as coordenadas do projeto para o terreno.