Como administrar medicação em Portocath?

Índice

Como administrar medicação em Portocath?

Como administrar medicação em Portocath?

Como Utilizar o Cateter Port-a-Cath Para injetar a medicação, o profissional de saúde palpa o reservatório embaixo da pele e introduz uma agulha em seu centro, que é feito de silicone de alta resistência. Os pacientes geralmente não sentem dor, apenas uma leve sensação de picada na hora de sua utilização.

Como é feito o Portocath?

O port-a-cath é um dispositivo que fica acoplado abaixo da pele e consiste em um reservatório com membrana perfurável e um cateter de silicone (veja na imagem abaixo). Cateter totalmente implantado. A parte metálica fica embaixo da pele, a parte plástica fica dentro da veia profunda.

Quanto tempo pode ficar com Portocath?

A agulha pode permanecer no portocath por diversos dias, sem prejuizo para o cateter. Quando não utilizado com frequência, o cateter precisa de manutenção periódica: ser lavado com soro, procedimento simples e indolor, pelo menos uma vez por mês, para não correr o risco de ocluir.

Quais os cuidados de enfermagem com o cateter de Port-a-cath?

Observe sempre se há sinais de inflamação local, como dor, calor, vermelhidão e/ou inchaço; fique atento também para a ocorrência de febre. Caso perceba algum destes sinais, comunique imediatamente o seu médico; Mantenha o local do cateter sempre limpo, higienizando a pele normalmente durante o banho.

Quanto tempo pode durar o cateter Port-a-cath?

A punção é feita por uma enfermeira, após assepsia rigorosa do local. Durante a punção, os pacientes sentem uma leve sensação de picada, que diminui gradativamente. - Durabilidade (até 2000 punções).

Como é colocado um cateter?

O catéter é colocado com um procedimento cirúrgico simples, realizado pelo cirurgião vascular. O paciente é sedado e com anestesia local o cirurgião faz um pequena incisão no pescoço por onde ele coloca o catéter. Geralmente, é possível ir para casa no mesmo dia do procedimento.

Porque colocar um cateter?

O cateter é um dos equipamentos mais utilizados na enfermagem e na medicina. Quem já passou em um hospital com certeza já teve contato com esse tubo fino e flexível! Sua função principal é facilitar o acesso à veia do paciente para administrar medicamento, ou até fazer coleta para exames.

Postagens relacionadas: