Como fazer ofícios e memorandos?

Índice

Como fazer ofícios e memorandos?

Como fazer ofícios e memorandos?

O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens:

  1. logo, símbolo, timbre ou marca da instituição que o envia;
  2. numeração do documento;
  3. local e data de sua criação;
  4. nome do emissor;
  5. nome e cargo do destinatário;
  6. assunto do documento;

Como se faz o memorando?

Estrutura Textual: Como Fazer um Memorando?

  1. Número: Os memorandos costumam apresentar números. ...
  2. Vocativo: indica-se o nome do setor para o qual será enviada a mensagem (remetente) e abaixo, o setor que o emitiu (destinatário).
  3. Local e Data: apresentam a data e o local que foi produzido o memorando.

O que é um documento de ofício?

O ofício é uma correspondência. Nela, são veiculadas ordens, solicitações ou informações com o objetivo de atender a formalidades e produzir efeitos jurídicos. Assim, o documento representa a comunicação oficial do remetente para o destinatário, pois usa do canal escolhido pela lei ou pelas partes para esse fim.

Qual é a função do memorando?

O memorando é um texto de caráter empresarial ou institucional que serve para estabelecer comunicados e avisos entre setores internos ou entre filiais. Esse gênero textual destaca-se por sua agilidade na transmissão da mensagem, devido à menor burocracia que envolve a criação e o despacho desse documento.

Qual a diferença entre ofício e memorando?

Qual a diferença entre ofício e memorando? O ofício se diferencia do memorando por se tratar de um ato formal externo, já o memorando se caracteriza por ser uma comunicação interna.

Quais são os tipos de memorando?

Esse tipo de documento costuma ser utilizado tanto no setor privado quanto no público. Dessa maneira, o memorando pode ser classificado como um meio de informação externo ou interno que, em geral, são textos curtos, diretos, coesos e claros a fim de facilitar seu entendimento.

Por que o memorando deve ser utilizado?

O memorando, por sua vez, costuma ser utilizado para comunicações expressas e, em geral, internas. O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens: assinatura e cargo do remetente, ou seja, do emissor do memorando.

Quais são os itens do memorando?

O memorando, como vimos, deve ser um documento objetivo e, em sua elaboração, costumam ser inseridos os seguintes itens: assinatura e cargo do remetente, ou seja, do emissor do memorando. O ofício, por ser um documento mais formal, além dos itens do memorando deve contar com as seguintes características:

Postagens relacionadas: