Onde se usa o meia-risca?

Índice

Onde se usa o meia-risca?

Onde se usa o meia-risca?

Pode ser usada em intervalos ou sequências, ou seja, quando se quer considerar números ou letras que pertencem a um intervalo sem ter a necessidade de escrever todos os caracteres (“O apostador da Mega-Sena marcou apenas os números 01–06 e ganhou o prêmio sozinho.”).

Quando usar traço no meio da frase?

Usos do travessão

  1. Discurso direto. O uso mais comum do travessão é marcar a fala de alguém em texto. Para esse fim, pode-se utilizar também as aspas. Veja: ...
  2. Para separar expressões ou frases intercaladas. Os travessões também são utilizados substituindo as vírgulas para intercalar trechos em que se pretende dar ênfase.

Quando usar o hífen no texto?

Segundo depreendo, o hífen deve ser utilizado em prefixos, sufixos, compostos e translineação, não devendo ser colocado espaço nem antes nem depois do mesmo.

Como inserir uma meia-risca?

Pressione as teclas 2 0 1 3 seguidas de ↵ Enter para inserir uma meia-risca. Pressione as teclas 2 0 1 4 seguidas de ↵ Enter para inserir um travessão. 2 Use a tecla Compose.

Como utilizar a meia-risca no nosso idioma?

No entanto, recorrendo a gramáticas estrangeiras e a sugestões de linguistas podemos encontrar um lugar para a utilização deste sinal no nosso idioma. Em particular, a meia-risca é de grande utilidade para unir sequências ou intervalos de, por exemplo, letras ou números, e, de preferência, sem recorrer a espaços:

Qual o tamanho médio da meia-risca?

A meia-risca ou meio-traço é o que tem um tamanho médio entre os três, funciona para expressar extremidades ou um intervalo. Exemplo: 1–10, Norte–Sul. Já o hífen é o conhecido como “sinal de menos”. O menor dos três é usado para palavras compostas (como meia-risca) e fazer a translineação — quebrar a palavra para a próxima linha.

Qual o significado da meia-risca?

Professora de Português Muito confundido com o hífen e com o travessão, a meia-risca ou meio-traço [ – ] é um sinal gráfico usado para unir elementos enumerados em série, como letras ou números, separando as extremidades de um intervalo e indicando ausência. Exemplos de uso da meia-risca 1983–2013;

Postagens relacionadas: