Como monitorar uma fissura?

Índice

Como monitorar uma fissura?

Como monitorar uma fissura?

Para monitorar se uma fissura está aumentando existem diversos métodos sendo os mais comuns o uso de lâminas de vidro e selos de gesso.

Como identificar uma fissura ativa?

Outra diferença na classificação das fissuras é se elas são ativas ou passivas. As aberturas ativas variam conforme as mudanças de tensões. Um exemplo de fissura ativa é aquela causada pela dilatação e contração térmica. Quando a fissura não varia ao longo do tempo ela é chamada de fissura passiva.

Como acompanhar uma trinca?

Para acompanhar a evolução de uma trinca, faça uma marca de lápis grosso em cada extremidade da abertura. Verifique se as trincas se encontram em elementos estruturais: lajes, vigas, pilares.

Como utilizar Fissurometro?

Para colocar o fissurómetro fixo deve ser definido para um dos lados da guia baseado na rachadura através dos dois buracos, então começa a verificar aonde fica a cava, através de um dos dois furos mostrados em suas extremidades, obviamente, a outra extremidade deve ser livre para deslizar régua nas ranhuras que temos ...

Como medir trincas e fissuras?

O fissurómetro (fig. 1) é um pequeno instrumento destinado a medir, de forma expedita e económica, os movimentos relativos que se verificam num ponto duma fissura ou fenda existente numa parede, pavimento ou qualquer outro elemento estrutural duma construção.

O que são fissuras ativas?

SIGNIFICADO DE FISSURA ATIVA Denomina-se fissura ativa, o tipo de fissura onde existe progressão do seu estado, sendo por aumento da largura da abertura ou por aumento do seu comprimento longitudinal.

O que é fissura ativa?

Denomina-se fissura ativa, o tipo de fissura onde existe progressão do seu estado, sendo por aumento da largura da abertura ou por aumento do seu comprimento longitudinal.

O que são fissuras no concreto?

Durante a fase de concretagem podem ocorrer fissuras por retração, fenômeno que se caracteriza por aberturas lineares com direções variadas e que ocorre por conta da redução de volume causada pela diminuição de umidade do concreto.

É normal o reboco rachar?

Elas podem ocorrer devido à dilatação/retração térmica, estruturas mal projetadas ou em sobrecarga, recalques de apoio, uso incorreto do material, retração do cimento, por motivos químicos (ataque por sulfatos, por exemplo) entre outros.

Como avaliar se a fissura aparece nos revestimentos?

Nos casos em que as fissuras aparecem nos revestimentos argamassados, é necessário avaliar se a fissura ocorre na camada de regularização, na argamassa de acabamento ou na massa corrida. “Cada situação deve ser avaliada tecnicamente para garantir a durabilidade do reparo”.

Como medir a abertura das fissuras e fendas?

2.1 EQUIPAMENTO COMPLEMENTAR Para se medir a abertura das fissuras e fendas, poder-se-ão utilizar os referidos comparador de fissuras (figs. 2 e 3), e/ou medidor óptico (fig. 4).

Como fazer o reparo na fissura?

“Para a fissura não voltar, a causa deverá ser sanada. Somente assim o reparo será eficaz”, conta a professora. Se a fissura estiver na alvenaria – ou seja, nos blocos – ou na argamassa de assentamento, o reparo deverá ser feito nessas estruturas.

Qual o manual básico para identificação de fissuras mais comuns?

MANUAL BÁSICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE FISSURAS MAIS COMUNS EM ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO PARA ENGENHEIROS RECÉM-FORMADOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

Postagens relacionadas: