Quais os cuidados após o plantio de uma estaca?

Índice

Quais os cuidados após o plantio de uma estaca?

Quais os cuidados após o plantio de uma estaca?

Após o plantio das estacas é importante irrigar em cima do plástico fazendo a água penetrar pelos furos de modo a compactar o solo junto a estaca. Em caso de estiagem o viveiro deve ser irrigado periodicamente. Quando a muda é preparada no local definitivo, o plantio também é feito no período de julho/agosto.

Como cuidar das mudas de uvas?

Cuidando da muda: Os cuidados com a formação da planta deverão serem bem planejados e colocados em prática no início da brotação. Após 20 – 40 dias do plantio, você deve eliminar o excesso de ramos e folhas laterais que irão surgir na sua planta.

Qual a época de poda da uva?

A poda deve ser feita no período de dormência da planta, final do inverno ou início da primavera. Para identificação desse período, a videira deverá estar quase sem folhas. Deve-se contar 12 gemas a partir do enxerto e podar em forma de bisel com uma tesoura de poda afiada e esterilizada em fogo brando.

Como devem ser as mudas adquiridas?

As mudas adquiridas devem ser de raiz nua e bem lavadas de forma que se possa observar a presença de pragas como a "pérola-da-terra" e outros sintomas como engrossamento, nódulos, escurecimento e necroses causados por patógenos de solo.

Como são produzidas as mudas de porta-enxertos?

As mudas de porta-enxertos devem ser produzidas por estaquia, em que os bacelos ou estacas são plantados diretamente no local definitivo ou enraizados no viveiro em sacos de polietileno na cor preta e na dimensão de 14 cm x 25 cm ou em recipientes denominados tubetes.

Qual o material de propagação para a muda?

O material de propagação para o preparo das mudas (estaca do porta-enxerto e gema da produtora) deve ser obtido em órgãos oficiais ou viveiristas credenciados.

Quais são os métodos de enxertia de mesa?

Na enxertia de mesa, utilizam-se bacelos de porta-enxertos não enraizados. Podem ser utilizados métodos manuais ou mecânicos no processo de enxertia de mesa. No Submédio do Vale do São Francisco, predomina a enxertia manual.

Postagens relacionadas: