Como multiplicar raiz quadrada não exata?

Como multiplicar raiz quadrada não exata?
O cálculo de raízes não exatas pode ser feito por meio da fatoração, fato garantido pelo teorema fundamental da aritmética e propriedades dos radicais. Uma das estratégias mais usadas para calcular raízes é a fatoração. Para tanto, utiliza-se o teorema fundamental da aritmética e algumas propriedades de raízes.
Quais são as raízes não exatas?
As raizes não exatas: quando um número natural não possui raiz exata, ele é considerado um número irracional. Acontece que se formos procurar a resposta para a radiciação, encontraremos uma dízima não periódica, então as raízes não exatas são números irracionais.
Como fazer o cálculo de raízes não exatas?
O cálculo de raízes não exatas pode ser feito de maneira direta ou por fatoração. Antes de partir para o cálculo de raízes não exatas propriamente dito, é necessário relembrar como calcular raízes de um modo geral e o que são raízes exatas e não exatas.
Como encontrar a raiz exata?
São todas irracionais sendo raízes não exatas. Agora, para descobrirmos se uma raiz é exata, precisamos realizar cálculos que mostrem que o radical não é irracional, obtendo assim uma raiz exata. Como calcular? Nos exemplos a seguir temos algumas possibilidades de como podemos encontrar a raiz exata, acompanhe!
Como resolver cada uma das raízes?
Vamos resolver cada uma das raízes: Pensando em que número elevado ao cubo (índice), dá 125 (radicando). Vamos pensar em que número elevado ao quadrado dá 81. Independente do índice, a raiz de 1, sempre vai ser 1: Agora é só resolver à expressãozinha:
Como fazer a multiplicação?
Para fazer a multiplicação com a regrinha que vou dar, é necessário que as raízes tenham o mesmo índice. Se não tiver, você resolve as raízes separadamente e faz a multiplicação. Quando temos o mesmo índice, por exemplo: Podemos juntar todos como uma raizona, e multiplicamos dentro dela