O que é o Sped ICMS IPI?

Índice

O que é o Sped ICMS IPI?

O que é o Sped ICMS IPI?

A EFD ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital) é um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), devendo ser transmitida mensalmente à Receita Federal por meio de arquivo digital, conforme estabelece a legislação de estado e município.

Como assinar o SPED ICMS IPI?

Ser procurador do informante da escrituração A procuração é específica para assinar a EFD-ICMS/IPI e é outorgada para cada estabelecimento, não se estendendo o mandato às demais filiais. A procuração deverá estar válida na data da transmissão do arquivo da escrituração fiscal. O tipo de certificado pode ser A1 ou A3.

Como funciona a EFD ICMS IPI?

A Escrituração Fiscal Digital (EFD) ICMS/IPI é popularmente conhecida como SPED ICMS/IPI. Ela é utilizada para fazer a apuração do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) referentes às operações e prestações que são realizadas pelas empresas.

Qual o objetivo da EFD ICMS IPI?

EFD ICMS/IPI x NF-e / NFC-e/ CT-e/ CF-e: tem o objetivo de verificar se faltou escriturar algum documento fiscal e se existem valores divergentes entre os documentos e a escrituração.

Como é obrigatória a implantação do SPED?

Em 2014, a grande maioria das empresas sob Lucro Presumido também já tinha à disposição o novo sistema. Importante dizer ainda que a implantação do Sped por parte das empresas contribuintes do IPI e ICMS é obrigatória, conforme determina Instrução Normativa nº 787/07 da Receita Federal.

Como receber as atualizações do SPED?

Receba em seu email toda semana as nossas publicações para você se manter sempre em dia sobre as atualizações do SPED. Inegavelmente a EFD ICMS é uma das principais obrigações acessórias entregues pelos contribuintes do ICMS e do IPI para o ambiente do SPED – SISTEMA PÚBLICO DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL.

Qual o prazo máximo para a EFD ICMS?

O Protocolo ICMS 03, de 1º de abril de 2011, fixou o prazo máximo de 1º de janeiro de 2014 para a obrigatoriedade da EFD ICMS/IPI dos contribuintes ainda não obrigados, excetuando-se contribuintes do Simples Nacional, cujo prazo Página

Qual o limite para recolhimento do ICMS e do ISS?

Os limites são válidos apenas para efeito de recolhimento do ICMS e do ISS. Assim, os Estados cuja participação no PIB seja de até 1% poderão adotar, em seus respectivos territórios, o sublimite de receita bruta anual de R$ 1.800.000,00.

Postagens relacionadas: