O que é o Par Educativo?

Índice

O que é o Par Educativo?

O que é o Par Educativo?

O Teste do Par Educativo (TPE) permite explorar o vínculo professor-aluno a partir da obtenção das projeções da criança (expressão de sentimentos, pensamentos, afetos e demais características referentes à relação e a aprendizagem).

Como aplicar o teste par educativo?

O procedimento do teste é o seguinte: É solicitado ao paciente que desenhe uma família e não a sua família, dessa forma liberamos o paciente tanto no nível inconsciente quanto no nível crítico para falar de sua família que pode ser representada como é na realidade ou como o paciente a idealiza.

O que é percepção do Par Educativo?

Compreender o Par Educativo é uma forma de instrumentalizar o pensamento para fomentar a práxis educativa e a formação profissional diferenciada, enaltecendo a participação da subjetividade das relações no processo de ensino- aprendizagem, não dissociando isto do pensamento ou da estruturação efetivamente cognitiva.

Como analisar as provas projetivas?

Ao se aplicar as provas projetivas o terapeuta deve ter a clareza de que elas expressam uma realidade subjetiva relacionada com a vivência particular do indivíduo. Não se trata da realidade como ela é e sim a realidade que o sujeito vê.

O que significa provas projetivas?

O que são provas projetivas. As provas projetivas são de facto constituídas por imagens – por vezes estruturadas e “reconhecíveis” através de elementos da realidade. Outras vezes por manchas sem um sentido imediato.

O que as provas projetivas avaliam?

PROVAS PROJETIVAS PSICOPEDAGÓGICAS Para a Psicologia Clínica, as técnicas projetivas dizem respeito àquelas atividades em que é solicitado que o sujeito faça desenhos ou uma representação acerca de uma dada situação. E é pela análise destes desenhos que o psicólogo infere sobre características com relação ao indivíduo.

O que é o EOCA?

Introdução: O instrumento de Psicopedagogia utilizado foi a Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem (EOCA). É um teste idealizado por Jorge Visca que avalia a aprendizagem. A pesquisa iniciou devida uma tarefa solicitada pela disciplina de psicopedagogia de tema sobre aplicação de instrumentos psicopedagógicos.

Para que serve as técnicas projetivas psicopedagógicas?

As técnicas projetivas psicopedagógicas têm o objetivo de investigar a rede de vínculos que o sujeito possui em três domínios: o escolar, o familiar e consigo mesmo.

O que é uma prova projetiva?

As provas projetivas são de facto constituídas por imagens – por vezes estruturadas e “reconhecíveis” através de elementos da realidade. Outras vezes por manchas sem um sentido imediato.

Como podemos ajudar os seus alunos?

Para que possamos ajudar, deixamos aqui descrito o processo, passo a passo, para que se possa guiar e conseguir ajudar os seus alunos. Devemos conversar com os pais e informá-los das nossas suspeitas, sugerindo que a criança seja acompanhada e avaliada por um profissional de saúde especializado.

Quais são as razões para o desenvolvimento do programa educativo individual?

Nesse mesmo relatório deverão constar as razões que determinam as necessidades educativas especiais e a sua tipologia, bem como as respostas e medidas educativas a adotar que servirão de base à elaboração do Programa Educativo Individual (PEI).

Como podemos ajudar os docentes?

Mas muitos dos docentes sentem-se perdidos no meio de tantas informações, muitas delas desatualizadas e/ou incorretas. Para que possamos ajudar, deixamos aqui descrito o processo, passo a passo, para que se possa guiar e conseguir ajudar os seus alunos.

Como pode ser feito o planejamento pedagógico?

Isso só pode ser feito de maneira efetiva a partir das evidências colhidas ao longo do ano que passou e debatidas entre o corpo docente e diretivo. Nesse sentido, o planejamento pedagógico não pode ser uma ação mecanizada na qual são decididas estratégias de modo vertical e imperativo.

Postagens relacionadas: