O que é Despendoamento?

Índice

O que é Despendoamento?

O que é Despendoamento?

O despendoamento é uma tarefa difícil que consiste em retirar o pendão antes que esteja liberando pólen sem danificar muito planta (quanto mais folhas saem junto com o pendão menos é a produção de sementes).

Como é feito o Despendoamento do milho?

Resumo Português: O método de despendoamento em campo de sementes de milho é essencial para a obtenção dos híbridos. A operação é realizada nas fileiras femininas consistindo na retirada dos pendões das plantas antes do lançamento do pólen, evitando, assim, a autopolinização.

Como produzir um híbrido simples de milho?

A semente comercial de milho híbrido é aquela colhida em campos especiais de cruzamentos, obedecendo a determinadas técnicas, desde o plantio das plantas masculinas e femininas até o beneficiamento da semente.

Para que serve o Despendoamento?

O método de despendoamento em campo de sementes de milho é essencial para a obtenção dos híbridos. A operação é realizada nas fileiras femininas consistindo na retirada dos pendões das plantas antes do lançamento do pólen, evitando, assim, a autopolinização.

Para que arrancar o pendão do milho?

O propósito do despendoamento é fazer a polinização cruzada, formando sementes de milho híbridas. Os pendões de um tipo de planta são removidos, mas cultivados em outro tipo de planta. A planta nova, então, poliniza a planta antiga e uma semente híbrida cresce nas espigas da nova.

O que é uma linhagem de milho?

Para chegar ao desenvolvimento de um novo híbrido é preciso primeiro desenvolver linhagens. Essas são obtidas após sucessivas autofecundações de um híbrido, onde o pólen de cada planta é coletado da parte masculina (pendão) e depositado sobre a parte feminina (os estigmas ou cabelos do milho) da mesma.

Como germinar milho da espiga?

® A semente de milho pode germinar na própria espiga? Sim, isso é possível. A partir do momento em que a planta atinge a maturidade fisiológica, se houver umidade favorável, a semente pode germinar na própria espiga.

Postagens relacionadas: