O que devo informar no bloco K?
Índice
- O que devo informar no bloco K?
- Como montar o bloco K?
- O que é o Bloco K?
- Quando entregar o Bloco K no SPED Fiscal?
- Quem está obrigado a declarar o bloco K?
- O que deve ser informado no Bloco H?
- Quem entrega Bloco K?
- Quais empresas devem entregar o Bloco K?
- Quem deve entregar o Bloco K em 2020?
- O que é o bloco K200?
- Qual a vantagem do Bloco K?
- Quais são os registros do Bloco K?
- Por que o Bloco K tem esse nome a toa?
- Será que o Bloco K será substituído?
O que devo informar no bloco K?
O que é o Bloco K? O Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) se destina a prestar informações mensais da produção e do respectivo consumo de insumos. Bem como do estoque escriturado, relativo aos estabelecimentos industriais ou a eles equiparados pela legislação federal e pelos atacadistas.
Como montar o bloco K?
Quais são os passos para fazer o Bloco K do SPED Fiscal?
- Cadastro do produto e da sua estrutura. Faça com atenção o cadastro dos produtos que servirá de base para a inserção de outros dados, os quais serão transmitidos no SPED. ...
- Controle de estoque e movimentação. ...
- Controle de ordens de produção.
O que é o Bloco K?
O Bloco K do Sped é a versão digital do livro eletrônico de Registro de Controle da Produção e do Estoque. Ele é uma das partes de informação do EFD-ICMS/IPI (Escrituração Fiscal Digital do ICMS/IPI, parte integrante do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Quando entregar o Bloco K no SPED Fiscal?
A partir de janeiro de 2017 as indústrias com faturamento acima de R$ 300 milhões por ano já devem entregar o Bloco K preenchido.
Quem está obrigado a declarar o bloco K?
Desde janeiro de 2019, todas as indústrias e empresas atacadistas que não sejam tributadas pelo Simples Nacional e MEI estão obrigadas à escrituração do bloco K.
O que deve ser informado no Bloco H?
O Bloco H deve ser apresentado para discriminar os valores totais dos itens/produtos do inventário realizado em 31 de dezembro de cada exercício, ou nas demais datas estabelecidas pela legislação fiscal ou comercial. Sua apresentação deverá ocorrer até o 2º (segundo) mês subsequente ao evento.
Quem entrega Bloco K?
Assim, as empresas integrantes da Divisão 23 e dos Grupos 2 da CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) devem passar a entregar o Bloco K de forma completa no SPED.
Quais empresas devem entregar o Bloco K?
Atualmente, todas as indústrias e empresas atacadistas que não sejam tributadas pelo Simples Nacional e MEI estão obrigadas a enviar suas informações para o Bloco K.
Quem deve entregar o Bloco K em 2020?
Já para o Bloco K 2020, o prazo de entrega, do dia 1º de janeiro de 2020, foi dado para os estabelecimentos industriais classificados nas divisões 27 e 30 (fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos e fabricação de outros equipamentos de transporte, exceto veículos automotores) da CNAE.
O que é o bloco K200?
Entendemos que o registro K200 é um registro chave do Bloco K, pois através desse registro, é possível auditar a coerência entre as seguintes informações: 1) Saldo em estoque escriturado. 2) Movimentações de produção, consumo e reclassificação informadas no Bloco K.
Qual a vantagem do Bloco K?
Agora através do Bloco K, essas informações são submetidas em sua forma digital mensalmente, e o acompanhamento é mais intenso. O que força as empresas a terem um controle mais preciso de seu próprio estoque e impede a sonegação, antes difícil de controlar nessa etapa do processo produtivo.
Quais são os registros do Bloco K?
Tais informações são entregues através dos registros que compõe o bloco. Separamos alguns dos principais registros do Bloco K para que você compreenda melhor o volume da obrigação. Campo onde devem ser preenchidas as informações das pessoas físicas e jurídicas que tiveram participação nas operações durante o período apurado..
Por que o Bloco K tem esse nome a toa?
É interessante mencionar que o Bloco K não tem esse nome a toa. Ele é um dos muitos blocos que compõe a Escrituração Fiscal Digital (ECD) da empresa, arquivo digital enviado mensalmente que substitui por completo os diversos livros fiscais antes guardados pelas empresas.
Será que o Bloco K será substituído?
Com a promessa escrita em lei em 2019 de que o Bloco K seria completamente substituído e simplificado, os profissionais de contabilidade começaram esse ano sem ter certeza de como orientar suas empresas. Apesar de tudo isso, a obrigação continua válida e quem não se preparar a tempo poderá atrair fiscalizações desnecessárias e multas.