Como produzir casulo do bicho-da-seda?
Como produzir casulo do bicho-da-seda?
Quando atinge tamanho que varia de sete a oito centímetros e não come mais, o bicho-da-seda deve ser transferido para o "bosque", um suporte para o inseto tecer o fio. Num movimento constante da cabeça, a lagarta produz um casulo em volta de si, a partir de um fio contínuo de cerca de 1,2 metro.
Quanto custa criar bicho-da-seda?
Segundo Araújo, o preço pago varia entre R$ 20 a R$ 24 o quilo do casulo, dependendo da classificação dada pelo indústria. A média de produção de Araújo é de 130 quilos de casulo com o fio da seda por mês, mas ele pretende atingir a meta de 180 quilos de casulos para fornecer a empresa que beneficia o produto.
Como é o casulo do bicho-da-seda?
O que forma o casulo, de onde surgirá o fio do tecido, é formado pela baba do bicho-da-seda. O que possibilita isso é a sericina, uma substância abundante na saliva desses bichinhos. É esse casulo que “guarda” a larva que se transformaria em mariposa.
Qual o ciclo do bicho-da-seda?
O ciclo de vida do bicho-da-seda, um inseto holometábolo, apresenta quatro estágios: ovo, lagarta ou larva (estágio jovem), pupa ou crisálida, e mariposa (estágio adulto).
Qual o tamanho do bicho de seda?
Através da expansão da produção de seda (construção de seda), ele ainda estava espalhado fora de seu habitat original, inclusive no sul da Europa. O bicho de seda tem 32 a 38 milímetros de largura, branco ou cinza pérola, possui listras horizontais amarelo-marrom pálidas e antenas penteadas enegrecidas (antenas).
Qual a temperatura ideal para o bicho-seda?
Recomenda-se entre 26 e 27 graus célsius (oC)e umidade relativa do ar a 90% na primeira e segunda idades, durante os primeiros sete dias de vida do bicho-da-seda. No desenvolvimento da terceira, quarta e quinta idades, a indicação é de temperatura de 25 a 27 oC e umidade relativa em torno de 75%.
Por que o bicho está pegando na indústria têxtil?
O bicho está mesmo pegando na parte da indústria têxtil. É que é mais do que fato de que o mercado enfrenta muita dificuldade. Ainda mais com o dólar desvalorizando desse jeito. Negócio é que o principal destino do fio da seda, por exemplo, é exatamente a indústria da moda e tem perdido o interesse de compradores internacionais por causa do preço.