O que se colocar no abstract?
O que se colocar no abstract?
Um abstract é um breve resumo de um artigo de pesquisa, tese, revisão, conferência, proceeding ou qualquer análise aprofundada sobre um determinado assunto ou disciplina, e é frequentemente usado para ajudar o leitor a tomar conhecimento rapidamente do propósito do artigo.
O que é um abstract e o que ele contém?
O resumo, ou abstract, é um pequeno texto que fornece informações concisas e relevantes sobre o assunto de um trabalho acadêmico e, por isso, é importante saber como fazê-lo. Alguns produções acadêmicas exigem a apresentação de um resumo, ou abstract (em inglês), antes do texto que será tratado de forma mais detalhada.
Como elaborar um resumo e um abstract?
Como o resumo e o abstract possuem uma quantidade de texto limitada, muitas pessoas tem dificuldade em elaborar um texto conciso e interessante. Desta forma, vamos apresentar uma técnica para facilitar a elaboração do resumo e o abstract que consiste em dividi-los em cinco partes: contexto, objetivo, método, resultados e conclusão.
Por que o Abstract não deve ser incluído no resumo?
No abstract também não devem ser incluídos pensadores e citações, ou embasamentos teóricos de quaisquer espécies, pois isto é utilizado no desenvolvimento do TCC. Ao fazer o fechamento do resumo, lembre-se também de não colocar todos os dados e conclusões, deixe a “cereja do bolo” para as considerações finais.
Quais são as características do Abstract?
O abstract é um elemento pré-textual no trabalho de conclusão de curso, que vem depois do resumo e antes da lista de ilustrações. Ele tem as mesmas características do resumo em língua vernácula, inclusive no que diz respeito à formatação do texto na página.
Por que o abstract é escrito em língua estrangeira?
De acordo com a variação do trabalho (Monografia, Dissertação ou Tese ), o abstract pode ser escrito em língua estrangeira além da Língua portuguesa, que é a padrão. Nestes casos, o texto é o mesmo que o escrito na língua vernácula, porém, traduzido para a referida língua estrangeira.