O que é cruzamento duplo?
Índice
- O que é cruzamento duplo?
- O que é um duplo heterozigoto?
- Qual a proporção esperada para o cruzamento entre dois duplos heterozigotos que segreguem de forma independente?
- O que Mendel concluiu com a segunda lei?
- O que é um duplo recessivo?
- O que são indivíduos duplo homozigotos e duplo heterozigotos?
O que é cruzamento duplo?
É a condição na qual o alelo dominante de um gene e o alelo recessivo de outro gene têm maior probabilidade de penetrar simultaneamente em um gameta. Ou, é a fase em que estão, num mesmo cromossomo, o alelo dominante de um gene e o alelo recessivo do outro gene.
O que é um duplo heterozigoto?
Considerando dois pares de genes ligados, como, por exemplo, A/a e B/b, um indivíduo duplo heterozigoto pode ter os alelos arranjados de duas maneiras nos cromossomos: Os alelos dominantes A e B se situam em um cromossomo, enquanto os alelos recessivos a e b se situam no homólogo correspondente.
Qual a proporção esperada para o cruzamento entre dois duplos heterozigotos que segreguem de forma independente?
Isso configura a proporção fenotípica padrão da Segunda Lei de Mendel, 9:3:3:1, no cruzamento entre heterozigotos. A conclusão de Mendel, com esses experimentos, foi que os fatores se segregam de maneira independente para características diferentes.
O que Mendel concluiu com a segunda lei?
A Segunda Lei de Mendel, também chamada de Lei da Segregação Independente, estabelece que “os fatores (alelos) para duas ou mais características se distribuem independentemente durante a formação dos gametas e se combinam ao acaso”.
O que é um duplo recessivo?
É o alelo que não se manifesta no fenótipo quando dois alelos diferentes se encontram nas células do organismo. A manifestação do carácter expresso por um alelo recessivo só se torna evidente quando se apresenta de forma dupla, o que é muitas vezes designado por duplo recessivo.
O que são indivíduos duplo homozigotos e duplo heterozigotos?
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.