Como é feito o cálculo de correção monetária?

Índice

Como é feito o cálculo de correção monetária?

Como é feito o cálculo de correção monetária?

Como fazer correção monetária? Para fazer a correção monetária, basta consultar qual o fator acumulado do índice de referência no período de análise. Após realizar essa consulta, basta multiplicar o valor que deverá passar pela atualização monetária por esse fator acumulado.

Por que se deve fazer a correção monetária?

Por que se deve fazer a correção monetária? A correção monetária é feita por diversos motivos, e o principal deles é recompor o poder de compra da população, já que a inflação “força” os preços a se elevarem e, portanto, o salário recebido passa a valer menos em comparação.

Qual a fórmula exata da correção monetária?

Com isso, a fórmula exata da correção monetária é FV = PV. (1+I)N. Desse modo, é possível encontrar o valor futuro de uma aplicação, no caso, o juro composto da correção monetária.

Como calcular a correção monetária de Janeiro a dezembro de 2016?

Vamos imaginar que você pretende saber a variação da correção monetária de janeiro a dezembro de 2016! Após fazer uma simples pesquisa você anotou os percentuais mensais do IGPM. Com os percentuais, a variação do período é calculada com o uso da fórmula de juros da matemática financeira, como já informado aqui, e neste exemplo a fórmula seria esta:

Quais são os juros da correção monetária?

Já os juros são apenas acréscimos que são feitos no valor de um débito em atraso. Além disso, enquanto a correção monetária é calculada com base em uma variação entre indexadores, os juros são calculados percentualmente. Existem vários índices de correção monetária, e cada um deles é mais adequado para determinado objetivo.

Postagens relacionadas: