Como fazer os cálculos da tabela periódica?
Como fazer os cálculos da tabela periódica?
Para realizar o cálculo da massa atômica de qualquer elemento químico, devemos utilizar o seguinte padrão matemático:
- 1o: multiplicar o número de massa de cada isótopo pela sua porcentagem;
- 2o: somar todos os resultados encontrados nas multiplicações do primeiro passo;
- 3o: dividir a somatória encontrada por 100.
Quais são as tabelas periódicas?
Algumas tabelas periódicas não trazem o nome completo dos elementos, e sim apenas os símbolos. Encontre o número atômico. Ele costuma ser inscrito em cima de cada campo dos elementos, no meio ou no canto, mas também pode ficar abaixo do símbolo ou nome. Os números são sequenciais e vão de .
Como são representados os elementos químicos na tabela periódica?
Por convenção, os elementos químicos são representados colocando-se o seu símbolo (como aparece na Tabela Periódica) no centro, ao seu lado, na parte superior (do lado esquerdo ou direito), o número de massa (A) e, no lado esquerdo, na parte inferior, o número atômico (Z):
Como realizar o cálculo da massa atômica de um elemento?
O cálculo da massa atômica de um elemento é o recurso matemático utilizado para determinar o valor da massa presente na Tabela Periódica de cada um dos elementos químicos existentes. De forma geral, para realizar o cálculo da massa atômica, devemos conhecer as seguintes variáveis do elemento químico: Isótopos do elemento;
Como calcular o número atômico do íon?
Para calcular a quantidade restante deles, subtraia a quantidade de carga extra do número atômico. No caso de um íon positivo, há mais prótons do que elétrons. Por exemplo, Ca 2+ tem carga +2, portanto perdeu 2 elétrons do estado natural. O número atômico do Cálcio é 20, portanto o íon tem 18 elétrons.