Como fazer o cálculo da máscara de rede?
Como fazer o cálculo da máscara de rede?
Para saber isso, basta elevar 2 ao número de bits 0 na máscara, menos os dois bits reservados de cada rede, ou seja, como temos seis bits zero nossa conta fica 2^6 - 2, isso nos deixa com 62 hosts para cada rede. Se quisermos saber qual é o endereço de cada sub rede, basta realizar os mesmos passos de antes.
Qual o valor de uma máscara de sub-rede?
No caso, essa máscara ( 255.255.255.0 ), pode ser representada em binário como: 11111111.11111111.11111111.0000000. Caso todos os oito bits da máscara de sub-rede possuir valor 1, o valor em decimal 255, caso todos os bits forem 0, possui o valor 0 em decimal. Mas por que quando todos os bits são 1, o valor em decimal fica é 255?
Qual é o número de bits em uma máscara de rede?
Uma máscara de rede IPv4 consiste em um número de 1 bits consecutivos (representando a parte da rede de um endereço), seguido por um número de 0 bits (representando a parte do host do endereço). O número total de 1 bits e o número total de 0 bits somam 32 o número de bits em um endereço IPv4 ou máscara de rede.
Quais são os dígitos na máscara?
Cada três dígitos na máscara, correspondem a uma parte do endereço IP do host. Essas partes são formadas por oito bits, por isso recebem o nome de octetos. Cada bit no octeto, possui um valor em decimal correspondente a sua posição.
Como calcular o endereço de rede?
Cálculo do endereço de rede: O endereço de rede é o AND lógico dos respectivos bits na representação binária do endereço IP e da máscara de rede. Alinhe os bits nos dois endereços e execute um AND lógico em cada par dos respectivos bits. Em seguida, converta os octetos individuais do resultado novamente em decimal.