Como fazer cálculo de meia vida?
Como fazer cálculo de meia vida?
Utilizar a definição de meia-vida, que é o período em que uma amostra perde metade da sua radiação. Assim, se temos 100% de uma amostra, após uma meia-vida, restarão 50% dela. Após mais uma meia-vida, haverá 25% dela. Em outras palavras, passaram-se duas meias-vidas no decaimento da amostra de 100% para 25%.
Quais são os cálculos sobre meia-vida?
Os cálculos na meia-vida são muito úteis para determinar a fração, porcentagem ou massa restante de um material após sucessivas desintegrações. A realização de cálculos sobre meia-vida é muito comum no estudo de amostras radioativas para determinar a porcentagem em massa de material radioativo ou a própria massa do material ainda existente.
Como calcular o número de meias-vidas?
Utilizar a massa inicial e o número de meias-vidas na seguinte fórmula: Nesse tipo de cálculo, são importantes três dados: Tempo decorrido. Exemplo: (Unip) Um isótopo de iodo radioativo é muito usado para diagnóstico de doenças de glândula tireoide. A partir de 1 g desse isótopo, após 24 dias, sobra 1/8 g dele.
Como descrever a minha meia-vida?
Em princípio, a fórmula acima descreve todas as variáveis necessárias. No entanto, imagine que você está lidando com uma substância radioativa desconhecida. É fácil medir diretamente a massa antes e depois de determinado período, mas não a sua meia-vida. Sendo assim, é melhor expressar a meia-vida em termos das outras variáveis (conhecidas).
Como é determinada a meia-vida?
Lembre-se de que a meia-vida sempre é determinada de forma simples, com a análise no gráfico, uma vez que se trata do tempo necessário para a redução de 50% (da massa, da fração, etc.) do material radioativo. Exemplo: (Unicamp-SP) O césio 137 é um isótopo radioativo produzido artificialmente.