Como calcular o imobilizado?

Índice

Como calcular o imobilizado?

Como calcular o imobilizado?

Os bens que compõem o ativo imobilizado de uma empresa possuem um período de vida útil econômica limitado. É por isso que ao calcular seu valor é necessário levar em conta o seu desgaste pelo uso. As instrução normativas SRF 162/19/1999 definem as taxas de depreciação.

Como calcular o custo de um ativo imobilizado?

O custo de aquisição de um bem do imobilizado compreende preço de compra, inclusive impostos de importação e impostos não-recuperáveis sobre a compra, bem como de custos para instalar e colocar o ativo em condições operacionais para ser usado.

Como calcular a depreciação do imobilizado?

Para entender como calcular a depreciação do ativo imobilizado, é importante saber antes o que ele significa. As avaliações financeiras envolvem diversos conceitos e neste caso não é diferente. Então, vamos destrinchar as partes desse processo para entender como calcular a depreciação de bens do ativo imobilizado.

Quais são os exemplos de ativo imobilizado?

Podemos citar como exemplos de ativo imobilizado e que sofrem depreciação, itens como: -benfeitorias em imóveis de terceiros, dentre outros. -ativos relativos à exploração e avaliação de recursos minerais. Ficou mais claro o que é ativo imobilizado? Se ainda tiver dúvidas ou tiver outros exemplos de ativo imobilizado, deixe nos comentários!

Por que a imobilização é obrigatória?

Quando tem valor inferior a R$1.200 ou prazo de vida útil inferior a um ano, a empresa é quem decide sobre sua imobilização. Essa não é uma atividade obrigatória, por isso, vai depender da necessidade ou não da empresa controlar o bem. Podemos citar como exemplos de ativo imobilizado e que sofrem depreciação, itens como:

Qual o tratamento contábil para a imobilização?

O tratamento contábil para os ativos imobilizados é estabelecido pelo Pronunciamento Contábil CPC 27. De acordo com a norma, os principais pontos para a contabilização envolvem o reconhecimento dos ativos, a determinação dos seus valores contábeis e de depreciação e as perdas por desvalorização.

Postagens relacionadas: