Como saber a categoria de um vaso de pressão?

Índice

Como saber a categoria de um vaso de pressão?

Como saber a categoria de um vaso de pressão?

Classe A – Combustíveis em geral, inflamáveis, acetileno, hidrogênio e tóxicos; Classe B – Todas as substâncias cuja temperatura não ultrapasse 200 graus Celsius; Classe C – Vapor de água, ar simples e ar comprimido e gás asfixiante; Classe C – Todos os gases e fluidos que não estão listados nas categorias anteriores.

Quais são os tipos de Vasos de Pressão?

Cilíndricos: Utilizado na maior parte dos serviços, devido a facilidade de transporte e produção; Esféricos: Teoricamente, é o formato ideal para atingir igualdades em pressão e volume; Cônicos: Usados como transição entre dois cilindros de diferentes diâmetros.

O que é vasos de pressão NR13?

13.5.1.1Vasos de pressão são equipamentos que contêm fluidos sob pressão interna ou externa, diferente da atmosférica. 13.5.1.2Para efeito desta NR, os vasos de pressão são classificados em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco.

Qual a classe de pressão do vaso?

No cálculo anterior usamos a pressão em kPa e no cálculo a seguir vamos usar MPa. O cálculo a seguir irá definir Classe e Grupo Potencial de Risco do Vaso para estabelecer os prazos de inspeção. 150 psi x 0,00689 fator de conversão para MPa x 200 litros /1000 conversão para m³ = resultado 0,2067.

Como reduzir a vida útil de um vaso de pressão?

Portanto, um vaso de pressão contendo fluido gasoso, apresenta maior risco à integridade das pessoas e do local onde opera. O fator principal de redução da vida útil do vaso é a corrosão e na sua maioria ocorre na superfície interna, justamente onde é muito difícil examinar visualmente.

Qual a relação entre pressão x volume?

Pressão x Volume > 8 – A relação entre Pressão e Volume maior que 8 ou PV > 8 define o tamanho a partir do qual o vaso estará sujeito a obedecer os requisitos constantes na norma. Se o resultado for inferior não serão aplicados os conceitos da NR-13 mas deverá ser seguido o que for indicado por outras normas e pelas orientações do fabricante.

Qual o limite mínimo de segurança do vaso?

Um dia essa espessura estará no limite mínimo de segurança o que irá condenar o vaso quanto à continuidade do uso. Essa é a pressão que não pode ser ultrapassada na operação. Saber que existe um fator de segurança não autoriza a operar o vaso acima de suas características previstas.

Postagens relacionadas: