O que acontece se arrancar um dente de leite antes do tempo?

Índice

O que acontece se arrancar um dente de leite antes do tempo?

O que acontece se arrancar um dente de leite antes do tempo?

Além de correr o risco de machucar a criança, arrancar antes da hora pode trazer um certo trauma para os pequenos, que podem ficar com medo das futuras trocas de dentes. “A troca de dente quando feita no momento certo é indolor, então deve-se esperar a completa reabsorção da raiz pelo organismo desse dentinho”, indica.

Qual dente não cai?

Por volta dos 6 anos de idade, os dentes de leite começam a cair e são substituídos por dentes permanentes. Os primeiros dentes da dentição permanente a aparecerem na boca são os primeiros molares, como mostra a Figura 1.

Quando começam a cair os dentes de leite?

Os dentes de leite começam a cair por volta dos 6 anos de idade. Saiba o que fazer se caírem antes, qual a ordem que caiem, e como agir após uma pancada nos dentes.

Qual o tempo de queda do dente de leite?

Após a queda do dente de leite o mais comum é que o dente permanente nasça em até 3 meses. No entanto, em algumas crianças este tempo pode ser maior, e por isso é importante o acompanhamento do dentista ou do pediatra.

Por que ter pressa nos dentes de leite?

Não há por que ter pressa se o dente não tem atrapalhado os dentes vizinhos, nem lhe causado incômodo ou dor. Os dentes de leite começam a cair aos seis ou sete anos de idade, normalmente na ordem em que surgiram. É possível, no entanto, que eles caiam em ordens e épocas diferentes.

Por que não pedir ajuda se o dente cair?

Não tenha medo de pedir ajuda se você estiver sentindo dor ou se o dente estiver demorando demais a cair. Marque uma consulta com um profissional: ele poderá determinar o que está impedindo a queda do dente e, quem sabe, até arrancá-lo sem que você sinta nenhuma dor. Assim que o dente cair, faça um gargarejo.

Postagens relacionadas: