Qual a explicação da teoria behaviorista para punição?

Índice

Qual a explicação da teoria behaviorista para punição?

Qual a explicação da teoria behaviorista para punição?

Behaviorismo se originou com Ivan Pavlov usou. BF Skinner mais tarde acrescentou os conceitos de reforço e punição em sua teoria do condicionamento. ... Reforço ou punição positiva envolve a adição de uma consequência, enquanto punição ou reforço negativo remove um estímulo.

Como a punição pode atuar no comportamento?

A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental.

O que é punição para a psicologia?

Segundo Skinner (1953) punição é entendida como um procedimento utilizado para tentar eliminar uma conduta indesejada ou induzir alguém a se comportar de uma forma específica.

Quais são os três efeitos da punição?

Outras conseqüências geradas pela punição são: a fuga, a esquiva, a revolta e a resistência passiva. Na primeira o indivíduo se comporta visando eliminar o controle aversivo (SKINNER, 1998).

Como é definida a punição no behaviorismo?

Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas. Skinner focaliza suas análises nos subprodutos indesejáveis produzidos por essa técnica.

Quais são os quatro argumentos propostos pelos autores contra o uso da punição?

Basicamente, segundo Luna (2000), é preciso considerar quatro argumentos contra o uso da punição: (a) pode ter efeito apenas temporário, de modo que o comportamento punido voltará a ocorrer quando a estimulação aversiva terminar; (b) pode produzir efeitos colaterais indesejados, como esquiva e fuga das situações de ...

O que é punição para Skinner?

Para Skinner, punição é um "procedimento" definido pela apresentação de um estímulo reforçador negativo ou pela retirada de um reforçador positivo, cujo efeito supressor se deve à ocorrência de respostas competitivas.

O que é punição exemplo?

O estímulo aversivo com o qual se pretende punir o mau comportamento pode consistir em executar uma ação, fornecer um objeto, transmitir uma emoção etc. Assim, alguns exemplos de punições positivas seriam: Gritar. Bater.

O que ocorre na iminência da punição?

Em outras palavras, o foco definidor da punição, para ambos os autores, inclui processo: a redução da probabilidade da resposta como efeito de determinada consequência (ou alteração ambiental) e não apenas a ocorrência ou introdução de estimulação aversiva (como propôs Skinner).

Qual a consequência da punição positiva?

No entanto, a punição positiva também pode ocorrer como uma consequência natural de um comportamento. Tocar em um fogão quente ou um objeto pontiagudo pode causar lesões dolorosas que servem como castigos positivos naturais para os comportamentos.

Como se calcula a pena?

Rodrigo Sou estudante de Direito e estou no terceiro período.Estou muito confusa como se calcula a pena.Sei que começa a parti do art 59 do cp.Sei tb que é empregado o sistema trifásico para a aplicação da pena.Queria que me desse um exemplo mais concreto e calculasse . desde já agradeço...

Qual é a punição por aplicação?

A maneira mais fácil de se lembrar este conceito é notar que se trata de um estímulo aversivo que é adicionado à situação. Por esta razão, a punição positiva é por vezes referida como punição por aplicação. Você usa o seu boné favorito na aula, mas pe repreendido por seu professor ou diretor por violar o código de vestimenta da sua escola.

Como ocorre a extinção da punibilidade?

Desde o momento em que ocorre o fato criminoso sabe-se qual o prazo prescricional e, quando ele é atingido, acontece a extinção da punibilidade. O agente caminha, desde o início, “de mãos dadas” com um prazo prescricional que ele já conhece.

Postagens relacionadas: