Como se calcula a depreciação de um veículo?
Como se calcula a depreciação de um veículo?
Para ter uma ideia aproximada, você pode dividir o valor do automóvel zero quilômetro por cinco para saber o valor anual de depreciação. Em seguida, divida esse valor obtido por doze, que é a quantidade de meses em um ano. O número resultado é a depreciação mensal do veículo.
Como se calcula a depreciação de um bem?
O cálculo da depreciação é feito a partir de uma fórmula fixa:
- Depreciação anual = (Custo de aquisição – Valor residual) / Anos de vida útil.
- Depreciação anual x Anos de vida útil = Depreciação acumulada.
- Custo de aquisição – Depreciação acumulada = Valor de registro nos ativos.
Como calcular a depreciação do carro?
A depreciação é calculada a partir da diferença do valor do carro ao ser adquirido com seu valor ao ser vendido. Basta dividir esse valor pelo número de meses passados entre a compra e a venda para obter o valor final da depreciação por mês.
Como calcular a depreciação de veículos de carga?
Nessa maneira de calcular, a Receita Federal já estabeleceu quanto os seus veículos depreciarão a cada ano, por quantos anos e quanto terá de valor residual. Os dados são os seguintes: Taxa de depreciação de veículos de carga: 20% ao ano. Prazo de depreciação de veículos de carga: 5 anos. Valor residual: 20%.
Qual a depreciação total desse veículo nos três anos?
Portanto, a depreciação total desse veículo nos três anos será um valor em torno de R$ 10280,00 (e a mensal R$ 285,56, aproximadamente). Esse valor deve ser considerado por você como um custo da sua empresa e reservado todo mês para a futura troca do veículo.
Como fazer o cálculo de depreciação?
Agora que ficou mais claro por que você deve fazer o cálculo de depreciação, chega o momento de saber colocar esse conceito em prática! Como o período considerado é de 5 anos, o primeiro passo é dividir o preço de compra do automóvel 0 km por 5 para chegar à perda anual. O resultado deve ser dividido por 12 para encontrar a depreciação mensal.